Cara comecei agora a estudar banco de dados e não consegui encontrar boas apostilas em portuques acabei lendo documentações em ingles (porem não tenho o ingles fluente ai vou lendo o que entendo).
bem se alguem puder me indicar alguma apostila ficarei agradecido mesmo que seja em ingles.
o que estou tentando fazer é conectar com o java com MySQL o que consegui usando o netbeans adicionando o driver ao projeto, mas queria fazer isso manualmente para compilar e rodar pelo prompt mas não estou conseguindo, ja coloquei o jar no classpath ja tentei rodar ele na mesma pasta mas não vai da o seguinte erro na conexão
java.lang.ClassNotFoundException: com.mysql.jdbc.Driver
gerado pela linha Class.forName(“com.mysql.jdbc.Driver”).newInstance();
se alguem puder ajudar agradeço.
Mas pq vc quer fazer um “new instance” ? Vc deveria pegar a conexão com o mysql através do DriverManager, passando a string de conexão, usuario e senha. A apostila FJ-21 da caelum [disponivel aqui: www.caelum.com.br/downloads/apostila/caelum-java-web-fj21.pdf] começa falando justamente disso, e em nosso idioma.
Não sei como vc esta fazendo, se usando NetBeans, Eclipse, esta compilando na mão, vc precisaria dar mais detalhes… Nem sempre é obvio, acredite. Se vc faz por variaveis de ambiente pode haver alguma coisa que vc não pensou, por exemplo, como exportar as variaveis num shell linux. Sem saber como vc fez fica dificil
KNSetting
Esse “new instance” usei pq vi na documentação que vem junto com o driver que baixei do MySQL, mas funcionou sem ele também, vi a apostila da caelum na verdade tinha procurado no site mas como essa f-21 tem como titulo java para web nem abri mas agora foi de grande importancia, consegui seguir os exemplos e fiz usando classes DAO e tals…
mas vi que é bom usar o Hibernate e tals mas ainda não tive tempo para pesquisar sobre isso se tiver alguma dica de material eu agradeço, até sobre MySQL tbm…
quanto a conexão consigo normalmente adicionando a biblioteca do netbeans/eclipse o driver .jar.
Só que queria conseguir tbm na mão pra compilar e executar pelo prompt de comando no windows vou nas propriedades do sistem e seto na CLASSPATH o caminho de onde se encontra em meu computador o jar do driver MySql e continua dando esse mesmo erro
java.lang.ClassNotFoundException: com.mysql.jdbc.Driver
que acho que é por causa dessa configuração de classpath…
desde ja agradeço a ajuda!
Pedro Batista
fernei
KNSetting
Poderia postar o codigo que esta utilizando para realizar a conexão?
A apostila que o peczenyj falou e um bom exemplo.
Boa sorte
KNSetting
Segue o código abaixo.
importjava.sql.Connection;importjava.sql.DriverManager;importjava.sql.SQLException;importjava.util.logging.Level;importjava.util.logging.Logger;/* * To change this template, choose Tools | Templates * and open the template in the editor. *//** * * @author USER */publicclassTeste{publicstaticvoidmain(Stringargs[]){Connectionconn=null;try{Class.forName("com.mysql.jdbc.Driver");System.out.println("here");conn=DriverManager.getConnection("jdbc:mysql://localhost/teste?"+"user=root&password=kpkefd");}catch(SQLExceptionex){System.out.println("SQLException: "+ex.getMessage());System.out.println("SQLState: "+ex.getSQLState());System.out.println("VendorError: "+ex.getErrorCode());}catch(InstantiationExceptionex){System.out.println("SQLException: "+ex.getMessage());Logger.getLogger(Teste.class.getName()).log(Level.SEVERE,null,ex);}catch(IllegalAccessExceptionex){System.out.println("SQLException: "+ex.getMessage());Logger.getLogger(Teste.class.getName()).log(Level.SEVERE,null,ex);}catch(ClassNotFoundExceptionex){System.out.println("SQLException: "+ex.getMessage());Logger.getLogger(Teste.class.getName()).log(Level.SEVERE,null,ex);}}}