Erro de Byte inválido 1 da sequência UTF-8 do byte 1 JSF + IReport

Bom galera, estou me deparando com esse problema no momento de gerar o relatório, isso seria pelo fato da acentuação ?

VLw

Bom dia, Diego. Estou também com o mesmo problema …
Li em alguns fóruns e falaram que tem uma configuração no iReport que vc tem que trocar o UTF-8 para UTF8.
Ferramentas > na aba JasperReportsProperties. Pra min não adiantou …

estou tendo o mesmo problema, Diego Adriano conseguiu resolver?

eu tive erros assim utilizando fonte de dados xml e o xml não estava com o encode UTF-8, na epoca acho que estava iso 8859-1. Alterei o encode do arquivo fonte de dados e resolveu.

o meu xml está com o encoder UTF-8 coloquei UTF8 e continua o mesmo erro, você teria com me passar o metodo que você utiliza para gerar esse relatorio?

seu caso é fonte de dados xml também?

na verdade eu tinha esse erro simulando executando diretamente no ireport mesmo, sem nem precisar ser no java…

de qualquer forma se te ajudar, abaixo deixei o código que estava usando para simular, testar direto no java:

/**
	 * @param args
	 * @throws Throwable
	 */
	public static void main(String[] args) throws Throwable {

FileInputStream fis = null;
		try{

String arquivoJasper = "endereço do arquivo .jasper";
			fis = new FileInputStream(arquivoJasper);

Map parameters = new HashMap();
			String xmlDataSource = "endereço do arquivo xml de data source";

JRXmlDataSource xml = new JRXmlDataSource(new File(xmlDataSource), "query xpath para buscar no data source");	

JasperPrint jasperPrint = JasperManager.fillReport(fis, parameters, xml);
			JasperViewer.viewReport(jasperPrint,false);

} catch(Throwable e){
			System.out.println("deu erro");
			e.printStackTrace();
		}

}

só pra ficar uma coisa clara, o encode que me refiro, é no arquivo .xml que eu estou referindo na linha 14 do código que eu enviei acima.

estou utilizando o JSF!

no meu metodo não estou utilizando o:
JRXmlDataSource xml = new JRXmlDataSource(new File(xmlDataSource), “query xpath para buscar no data source”);

fiz apenas um relatório de teste sem nenhuma base de dados.

Alguém teria um exemplo básico, utilizando JSF + Japer report para emitir um relatório?