Erro de compilacao no primeiro exemplo - novato

10 respostas
C

Primeiramente,
Saudacoes a todos.

Sou programador Clipper, alguem ja ouviu falar dessa linguagem ? Rs, nao posso cuspir no prato que como nao eh ?

Porem QUERO, e VOU, migrar para Java.

Sou novato no forum como podem notar, porem todos os dias entro, e leio, leio , leio, procuro, como os moderadores podem confirmar.

Estou fazendo o seguinte exemplo.

import javax.swing.JOptionPane;

public class exemplo4 {

public static void main(String args[])

{

JOptionPane.ShowMessageDialog (null,Projeto\nAprenda\nEm\nCasa);

System.exit(0);

}

}

ao compilar, nao sei se java se compila.
da o erro.

exemplo4.java:5: cannot resolve symbol

symbol: method ShowMessageDialog ((nulltype),java.lang.String)

JOption.Pane.ShowMessageDialog (null,Projeto\nAprenda\nEm\nCasa);

Ja segui aquele procedimento de configuracao do windows xp, java_home… etc… e nada…

baixei o java 1.4.1 salvo engano e salvei na pasta c:\java

Alguem poderia me ajudar ?

Desde ja Agradeco.

Deixo ate meu msn para isso
[email removido]
Divinopolis MG

10 Respostas

P

cara…Java eh case sensitive…

classes começam com caixa alta e métodos com caixa baixa…isso soh pra começar…

faça assim:

JOptionPane.showMessageDialog(null,"Projeto\nAprenda\nEm\nCasa");

espero ter ajudado, vai postanto suas duvidas aih…

mas aqui vai uma dica, deixa o swing pra mais pra frente…va atras de conceitos de Orientação a Objetos antes, principalmente pq vc vem do Clipper e garanto q eh bem estranho a “nova forma de raciocinar”…eu indico o livro “Java Como Programar” da Deitel, pra vc iniciar…no começo eh realemnte bem chato, vc ficar soh no console, mas garanto q vale a pena…

Valeu!!!

C

Pedro…

Valeu, deu certinho

Mas, juro que:
No exemplo que estou vendo… o show, esta maiusculo
Eu olhei letra a letra pra saber se estava errado, pois tinha lido que java e case sensitive…

Estou lendo o Aprenda Java em 21 dias.

E vou seguir os conselhos que aqui forem postados.

Obrigado, e me tira outra duvida

No priemeiro exempo que fiz, a Class estava com a primeira letra maiuscula, e os outros exemplos em minusculos…

Eh regra ?

Valeu

Quem puder me add ao msn, vou ficar grado

Cleiton Fidelis
[email removido]
Divinopolis mG

P

opa, legal q pude ajudar…

o q vc esta vendo provavelmente eh o seguinte, a Classe em si começa com letra maiuscula, porém a sua instancia, funciona como uma variavel, então por padrão começa com letra minuscula, por exemplo:

SuaClasse suaClasse = new SuaClasse();

espero ter ajudado de novo, eu nao conheço esse livro q vc esta lendo, mas eu nao gosto muito desses “21 dias”, vc vai precisar de muito conceito de OOP pra entender determinadas coisas q sao usadas em Java…

F

errro

S

“pedrobusko”:
opa, legal q pude ajudar…

o q vc esta vendo provavelmente eh o seguinte, a Classe em si começa com letra maiuscula, porém a sua instancia, funciona como uma variavel, então por padrão começa com letra minuscula, por exemplo:

SuaClasse suaClasse = new SuaClasse();

espero ter ajudado de novo, eu nao conheço esse livro q vc esta lendo, mas eu nao gosto muito desses “21 dias”, vc vai precisar de muito conceito de OOP pra entender determinadas coisas q sao usadas em Java…

Concordo com o pedro, tome cuidado com essas coisas de “21 dias”. Java não é programação, é arte! Portanto é necessário entender os conceitos de OOP(Oriented Object Programming) para entender todo o conceito Java.

qualquer dúvida poste no pj, estaremos sempre prontos a te ajudar.

“Se você pode sonhar, pode fazer” - Walt Disney

C

Ola Companheiors,

Primeiramente, fico contente por ter obtido respostas.
Sinal que a comunidade é forte, e atenciosa.
Alguns foruns voce posta, e la fica, fica… e nada.

Esse 21 dias, estou lendo para abrir um pouco minha cabeca para o que é o java, o que pode ser fazer com ele, resumindo, seu poder e suas fraquezas.

Afinal, para quem quer sair do DOS, putz… é foda escolher algo,
Mta gente fala em php, Vb.net, java. e Eu nao sei por que cargas d’agua, to preferindo conhecer o java.

Estou lendo tudo que vejo sobre java.
E concordo que java é uma arte, ao mesno pra mim, que vejo sintaxe, escopos totalmente diferente do que tenho costume.

O problema é que, quando se vem de uma outra linguagem, fica-se louco pra ja criar um cadastro simplerrimo de clientes, etc.
codigo, nome, endereco, botoes gravar, excluir, etc…
fodaaa… etaaa agonia.

Mas agradeco novamente a todos, e sim, postarei minhas duvidas, logico que depois de tentar ler pesquisar…

Obrigado, e ate ja ja…

[email removido]
Divinopolis - MG

E

pedrobusko disse:

gostaria de saber por que o uso do null se faz necessário.

R

um livro que pode te ajudar bastante é o “Use a Cabeça, Java” ele tem uma abordagem muito boa. eu to gostando muito.

mas pra quem tá vindo do clipper é bom estudar antes os conceitos de orientação a objetos primeiro. pq vc tá acostumado a pensar de um jeito e vai ter que pensar de outro, pra poder programar em java. no começo é desesperador (opinião pessoal rsrs) mas depois vc vai acostumando.

mas aprender em 21 dias… nem se fosse pra salvar a sua vida. rsrs

R

“EstudanteJ”:
pedrobusko disse:

gostaria de saber por que o uso do null se faz necessário.

o método showMessageDialog deve receber 2 parâmetros (é a definição do método). como primeito parâmetro tá sendo passado um valor nulo (null) e como segundo parâmetro tá sendo passado a String “Projeto\nAprenda\nEm\nCasa”.

na API vc pode encontrar mais informações sobre os parâmetros de cada método.

L

“O método requer dois argumentos. O primeiro argumento ajuda o aplicativo Java a determinar onde posicionar a caixa de diálogo. Quando o primeiro argumento for null, a caixa de diálogo aparece no centro da tela do computador. O segundo argumento á a String a ser a ser exibida na caixa de diálogo.” (Deitel, 6ª edição, pg 75)

Espero ter ajudado!

Criado 13 de dezembro de 2006
Ultima resposta 1 de fev. de 2007
Respostas 10
Participantes 7