Erro de conexão com banco de dados

16 respostas
S
(Conforme orientação dos moderadores, meu primeiro post utilizando formatação..desculpem erros)

Colegas...não estou conseguindo conectar meu Banco mysql. Aqui está a configuração do meu ambiente :
  • Windows 7

• Servidor: XAMPP ;

• Variável CLASSPATH: .;%JAVA_HOME%/lib/tools.jar;C:/Arquivos de Programas/Java/mysql-connector-java-5.1.16-bin.jar

• jdk 1.6.0_23

Estou fazendo uns testes com a seguinte classe :

import java.sql.*;
import javax.swing.JOptionPane;

public class PrincipalBanco {
   // String que compreende onde o banco esta
   static String URL = "jdbc:mysql://localhost:3306/bdsisfin";
   // Login
   static String usuario = "root";
   // Senha
   static String senha = "";
   public static void main(String [] args){
      try {
         // Carregando o Driver
         Class.forName("com.mysql.jdbc.Driver");
         // Efetuando a Conexao
         Connection conexao = DriverManager.getConnection(URL, usuario, senha);
         /* A partir daqui, você pode utilizar
          * os statements para consultas ou insercoes...
          *
         */
         // Sucesso na Conexao
         JOptionPane.showMessageDialog(null, "Sucesso na Conexao!");
         // Fechar Conexao
         conexao.close();
      } catch (ClassNotFoundException objErroDriver) {
         JOptionPane.showMessageDialog(null, "Erro no Driver");
      }
      catch (SQLException objErroConexao) {
         JOptionPane.showMessageDialog(null, "Erro na Conexao");
      }
   }  
}
Estou sempre obtendo "Erro no Driver"...Alguém pode me ajudar ?

16 Respostas

drsmachado

Você está rodando da IDE ou chamando o jar por fora?
Importou o driver para o build path / lib da tua aplicação?
Qual ide está utilizando?

S

Oi colega…

Estou editando o código usando um editor mesmo…compilando e executando “no braço”.
Essa importação, não realizei e nem sei o procedimento.
IDE ainda não utilizo…

drsmachado

Sem o jar de conexão com o banco de dados, não irá funcionar.
Sugiro baixar o eclipse ou o netbeans e começar a ver java de verdade.
Nenhuma empresa usa java “no braço”

drsmachado

Aliás, você postou o tópico em um fórum de java básico, mas a dúvida/problema se refere à persistência, banco de dados…
Tem um fórum só para isto…

L

drsmachado:
Sem o jar de conexão com o banco de dados, não irá funcionar.
Sugiro baixar o eclipse ou o netbeans e começar a ver java de verdade.
Nenhuma empresa usa java “no braço”

idem :wink:

www.eclipse.org/downloads/

S

Ok…grato pelas dicas…baixei inclusive o instalador e um livro em .pdf p estudar o Eclipse.
Mas só fechando esse tópico aqui, gostaria de saber como posso fazer esse procedimento que
o drsmachado sugeriu: “Importou o driver para o build path / lib da tua aplicação?”.
Setar o jar no CLASSPATH, como listei acima não é suficiente ?

Obs: Estou fazendo testes “no braço” por enquanto, até pegar mais fluência na linguagem…coisas de iniciante…
Logicamente isso ficará inviável em um projeto “valendo”…

drsmachado

Na verdade, se você já fez o “HelloWord.java” rodar, já entende o que uma ide fará quando você rodar o projeto.
Enfim, no eclipse:
Botão direito do mouse sobre o projeto

Build Path
Configure Build Path
Libraries
Add External JARs
Seleciona o bendito (mysql_connector_XXXXXXX-bin.jar) e dá ok.

adriano_si

Opa cara… bela iniciativa pra entender bem o funcionamento das coisas… Como faz tempo que não uso o Windows, não sei bem como te ajudar com total certeza, mas creio que devas setar a variável Path com o teu classpath não ???

Aqui mesmo no GUJ tem um artigo explicando como setar o classpath e começar a trabalhar http://www.guj.com.br/articles/108

Minha dica é que você termine essa configuração e faça rodar na mão… terás aprendido bastante… Depois baixas o Eclipse ou o NetBEans e começa a operar sobre uma IDE…

Abs []

drsmachado

adriano_si:
SilvioRush:

Oi colega…

Estou editando o código usando um editor mesmo…compilando e executando “no braço”.
Essa importação, não realizei e nem sei o procedimento.
IDE ainda não utilizo…

Opa cara… bela iniciativa pra entender bem o funcionamento das coisas… Como faz tempo que não uso o Windows, não sei bem como te ajudar com total certeza, mas creio que devas setar a variável Path com o teu classpath não ???

Aqui mesmo no GUJ tem um artigo explicando como setar o classpath e começar a trabalhar http://www.guj.com.br/articles/108

Minha dica é que você termine essa configuração e faça rodar na mão… terás aprendido bastante… Depois baixas o Eclipse ou o NetBEans e começa a operar sobre uma IDE…

Abs []

Ainda assim, prefiro que ele comece logo com a IDE.
Não fará diferença, no momento que ele passar a utilizar o eclipse, por exemplo, se ele já rodou ou não na mão uma conexão com o banco de dados.
É útil criar um HelloWord.java com o notepad (eu prefiro o edit, do prompt, no windows) e javac para compilar e java para rodar.

É o mesmo que orientar ele a aprender java web e dizer pra ele aprender primeiro na mão… Totalmente improdutivo.

S
Valeu, adriano e drsmachado...tô dando uma estudada aqui...e tentando descobrir pq não está rodando manualmente

com meu CLASSPATH: .;%JAVA_HOME%/lib/tools.jar;C:/Arquivos de Programas/Java/mysql-connector-java-5.1.16-bin.jar

O Xampp 1.7.3 inclui o MySql 5.5.2

adriano_si

Verdade machado, não fará nenhuma diferença da produtividade e sim no conhecimento da pessoa…

Algumas pessoas se batem lá na frente pra entender um classloader, como organizar uma aplicação Web, ou onde que está surgindo o problema X ou problema Y, etc…

O motivo disso é simples, o cara nuhca carregou um classpath, o cara nunca configurou uma aplicação Web montando os diretórios e subindo a mesma no TomCat, etc…

Claro, você tem toda a razão que ele será mais prosdutivo com uma IDE, mas que tem alguma coisa a perder, isso tem…

Enfim, vai de cada um.

Abs []

Anime

Oi,

Esse caminho está muito longo rsrs… Tenta colocando o conector no C: …

S
IHUUUUU...FUNFOU !!

Dica legal, Anime...Meu classpath tem agora meu conector em C:/..
    Voce realmente me deixou ANIMADO...
    Grato a todos...próximas dúvidas em rel a BD, posto no fórum apropriado.

Grato a todos
Anime

Que bom… :stuck_out_tongue:

adriano_si

Fala Silvio… coloca resolvido no título do seu Post…

E mais, tenta entender porque não funcionou com o path mais longo… na verdade acho que o motivo não é tamanho do path e sim os espaços do path “Arquivos de Programas”…

Tenta criar uma pasta C:\Java\libs e lá dentro colocar todos os teus jars externos … Vê se dá certo pra tirar essa dúvida do porque não pegou no classpath anterior…

Após isso, siga a dica dos nossos amigos e comece a mandar ver em uma IDE que agiliza bastante o trabalho…

Abs []

ViniGodoy

Movido para o fórum de Persistência. Por favor, leia atentamente a descrição dos fóruns antes de postar.

Criado 30 de maio de 2011
Ultima resposta 31 de mai. de 2011
Respostas 16
Participantes 6