Variável CLASSPATH: .;%JAVA_HOME%/lib/tools.jar;C:/Arquivos de Programas/Java/mysql-connector-java-5.1.16-bin.jar
jdk 1.6.0_23
Estou fazendo uns testes com a seguinte classe :
importjava.sql.*;importjavax.swing.JOptionPane;publicclassPrincipalBanco{// String que compreende onde o banco estastaticStringURL="jdbc:mysql://localhost:3306/bdsisfin";// LoginstaticStringusuario="root";// SenhastaticStringsenha="";publicstaticvoidmain(String[]args){try{// Carregando o DriverClass.forName("com.mysql.jdbc.Driver");// Efetuando a ConexaoConnectionconexao=DriverManager.getConnection(URL,usuario,senha);/* A partir daqui, você pode utilizar * os statements para consultas ou insercoes... * */// Sucesso na ConexaoJOptionPane.showMessageDialog(null,"Sucesso na Conexao!");// Fechar Conexaoconexao.close();}catch(ClassNotFoundExceptionobjErroDriver){JOptionPane.showMessageDialog(null,"Erro no Driver");}catch(SQLExceptionobjErroConexao){JOptionPane.showMessageDialog(null,"Erro na Conexao");}}}
Estou sempre obtendo "Erro no Driver"...Alguém pode me ajudar ?
Você está rodando da IDE ou chamando o jar por fora?
Importou o driver para o build path / lib da tua aplicação?
Qual ide está utilizando?
S
SilvioRush
Oi colega…
Estou editando o código usando um editor mesmo…compilando e executando “no braço”.
Essa importação, não realizei e nem sei o procedimento.
IDE ainda não utilizo…
drsmachado
Sem o jar de conexão com o banco de dados, não irá funcionar.
Sugiro baixar o eclipse ou o netbeans e começar a ver java de verdade.
Nenhuma empresa usa java “no braço”
drsmachado
Aliás, você postou o tópico em um fórum de java básico, mas a dúvida/problema se refere à persistência, banco de dados…
Tem um fórum só para isto…
L
lokits5
drsmachado:
Sem o jar de conexão com o banco de dados, não irá funcionar.
Sugiro baixar o eclipse ou o netbeans e começar a ver java de verdade.
Nenhuma empresa usa java “no braço”
Ok…grato pelas dicas…baixei inclusive o instalador e um livro em .pdf p estudar o Eclipse.
Mas só fechando esse tópico aqui, gostaria de saber como posso fazer esse procedimento que
o drsmachado sugeriu: “Importou o driver para o build path / lib da tua aplicação?”.
Setar o jar no CLASSPATH, como listei acima não é suficiente ?
Obs: Estou fazendo testes “no braço” por enquanto, até pegar mais fluência na linguagem…coisas de iniciante…
Logicamente isso ficará inviável em um projeto “valendo”…
drsmachado
Na verdade, se você já fez o “HelloWord.java” rodar, já entende o que uma ide fará quando você rodar o projeto.
Enfim, no eclipse:
Botão direito do mouse sobre o projeto
Build Path
Configure Build Path
Libraries
Add External JARs
Seleciona o bendito (mysql_connector_XXXXXXX-bin.jar) e dá ok.
adriano_si
Opa cara… bela iniciativa pra entender bem o funcionamento das coisas… Como faz tempo que não uso o Windows, não sei bem como te ajudar com total certeza, mas creio que devas setar a variável Path com o teu classpath não ???
Minha dica é que você termine essa configuração e faça rodar na mão… terás aprendido bastante… Depois baixas o Eclipse ou o NetBEans e começa a operar sobre uma IDE…
Abs []
drsmachado
adriano_si:
SilvioRush:
Oi colega…
Estou editando o código usando um editor mesmo…compilando e executando “no braço”.
Essa importação, não realizei e nem sei o procedimento.
IDE ainda não utilizo…
Opa cara… bela iniciativa pra entender bem o funcionamento das coisas… Como faz tempo que não uso o Windows, não sei bem como te ajudar com total certeza, mas creio que devas setar a variável Path com o teu classpath não ???
Minha dica é que você termine essa configuração e faça rodar na mão… terás aprendido bastante… Depois baixas o Eclipse ou o NetBEans e começa a operar sobre uma IDE…
Abs []
Ainda assim, prefiro que ele comece logo com a IDE.
Não fará diferença, no momento que ele passar a utilizar o eclipse, por exemplo, se ele já rodou ou não na mão uma conexão com o banco de dados.
É útil criar um HelloWord.java com o notepad (eu prefiro o edit, do prompt, no windows) e javac para compilar e java para rodar.
É o mesmo que orientar ele a aprender java web e dizer pra ele aprender primeiro na mão… Totalmente improdutivo.
S
SilvioRush
Valeu, adriano e drsmachado...tô dando uma estudada aqui...e tentando descobrir pq não está rodando manualmente
com meu CLASSPATH: .;%JAVA_HOME%/lib/tools.jar;C:/Arquivos de Programas/Java/mysql-connector-java-5.1.16-bin.jar
O Xampp 1.7.3 inclui o MySql 5.5.2
adriano_si
Verdade machado, não fará nenhuma diferença da produtividade e sim no conhecimento da pessoa…
Algumas pessoas se batem lá na frente pra entender um classloader, como organizar uma aplicação Web, ou onde que está surgindo o problema X ou problema Y, etc…
O motivo disso é simples, o cara nuhca carregou um classpath, o cara nunca configurou uma aplicação Web montando os diretórios e subindo a mesma no TomCat, etc…
Claro, você tem toda a razão que ele será mais prosdutivo com uma IDE, mas que tem alguma coisa a perder, isso tem…
Enfim, vai de cada um.
Abs []
Anime
Oi,
Esse caminho está muito longo rsrs… Tenta colocando o conector no C: …
S
SilvioRush
IHUUUUU...FUNFOU !!
Dica legal, Anime...Meu classpath tem agora meu conector em C:/..
Voce realmente me deixou ANIMADO...
Grato a todos...próximas dúvidas em rel a BD, posto no fórum apropriado.
Grato a todos
Anime
Que bom…
adriano_si
Fala Silvio… coloca resolvido no título do seu Post…
E mais, tenta entender porque não funcionou com o path mais longo… na verdade acho que o motivo não é tamanho do path e sim os espaços do path “Arquivos de Programas”…
Tenta criar uma pasta C:\Java\libs e lá dentro colocar todos os teus jars externos … Vê se dá certo pra tirar essa dúvida do porque não pegou no classpath anterior…
Após isso, siga a dica dos nossos amigos e comece a mandar ver em uma IDE que agiliza bastante o trabalho…
Abs []
ViniGodoy
Movido para o fórum de Persistência. Por favor, leia atentamente a descrição dos fóruns antes de postar.