Erro de JDBC

Pessoal,

Baixei e instalei akele driver JDBC feito pela Microsoft. Porém, qndo tento me conectar, a seguinte msg é exibida:

“Error.java.sql.SQLException: No suitable driver”

Alguém poderia me ajudar??

Muito obrigado…

Allan. :snipersmile: :robot:

allan…

p/ conectar no sql server, vc pode usar o driver JTDS…ele eh free e mto bom…tive problemas com ele aki…

pode pega-lo no sourceforge.net

falow

Se o driver JTDS der muitos problemas, voce pode usar o ODBC.

Basta criar um SystemDSN (Painel de Controle, ODBC32Bits, SQLServer).
Ex: DSN= MyDB

DriverName: sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver
URL: jdbc:odbc:MyDB

Bom estudo.

oziel…

mas usando ODBC vc fica preso ao windows…vc perde umas das principais caracteristicas do ajva q eh a portabilidade…

“Compile once, run everywhere!!!”

falow

Setou o CLASSPATH?

Os seguintes arquivos devem estar setados lah:

install_dir/lib/msbase.jar
install_dir/lib/msutil.jar
install_dir/lib/mssqlserver.jar

onde install_dir eh o diretorio onde vc instalou o driver.

Exemplo:
CLASSPATH=.;c:|Microsoft SQL Server 2000 Driver for JDBC|lib|msbase.jar;c:|Microsoft SQL Server 2000 Driver for JDBC|lib|msutil.jar;c:|Microsoft SQL Server 2000 Driver for JDBC|lib|mssqlserver.jar

Olá rbarioni,

você entendeu o escopo da minha sugestão? No caso da instalação do Driver e sua configuração estiver atransando o aprendizado ou o projeto, o JDBC-ODBC Bridge é uma alternativa, e se não me falha a memória, já existem implementações do ODBC para UNIX Solaris e Linux.

Isso sem falar na proposta do JDBC, que é abstrair o acesso ás fontes de dados, ele pode usar o JDBC-ODBC num momento, e depois substituir por qualquer outro conjunto Driver+DataBase.

[]´s

perfeito oziel…

mas nao vejo problema na configuracao de um driver JDBC…ainda mais p/ o SQL Server…eh simples…

continuo preferindo mil vezes usar JDBC do q ODBC…

valew