Boa tarde Pessoal … Estou estudando pela apostila da Caelum FJ-11 , e estou tentando resolver o exercicio 4.12 , onde pede o seguinte :
Modele um funcionário. Ele deve ter o nome do funcionário, o departamento onde trabalha, seu salário, a data de entrada no banco, seu RG e um valor booleano que indique se o funcionário está na empresa no momento ou se já foi embora.
Você deve criar alguns métodos de acordo com sua necessidade. Além deles, crie um método bonifica que aumenta o salario do funcionário de acordo com o parâmetro passado como argumento. Crie, também, um método demite, que não recebe parâmetro algum, só modifica o valor booleano indicando que o funcionário não trabalha mais aqui.
A idéia aqui é apenas modelar, isto é, só identifique que informações são importantes e o que um funcionário faz."
Não entendi direito como utilizar os métodos “bonifica” e “demite”
De fato, fiquei um pouco confuso com o que deve ser feito, mas conseguir desenvolver como se segue. O problema e quando executado ocorre um erro no metodo bonifica.
Gostaria de saber o que esta ocorrendo ?
Desde ja agradeço.
class Funcionario{
String nome;
String departamento;
double salario;
String dataEntrada;
String rg;
boolean ativo;
double aumento;
double bonifica;
}
double bonifica(double aumento){
return aumento += salario;
}
class TestaFuncionario{
public static void main(String [] args){
Funcionario f1 = new Funcionario();
f1.nome = "Eduardo";
f1.departamento ="TI";
f1.salario = 120.00;
f1.dataEntrada = "12/03/12";
f1.rg = "1123456";
f1.ativo = true;
f1.bonifica = (50);
f1.aumento = f1.salario+f1.bonifica;
System.out.println("O nome do funcionario"+f1.nome);
System.out.println("Departamento"+f1.departamento);
System.out.println("Salario"+f1.salario);
System.out.println("Data da Entrada"+f1.dataEntrada);
System.out.println("RG"+f1.rg);
System.out.println("Funcionário ativo"+f1.ativo);
System.out.println("Bonificação"+f1.bonifica);
System.out.println("Aumento de salario"+f1.aumento);
}
}