Erro de SQLException

3 respostas
J

olá pessoal estou desenvolvendo uma aplicação para TCM na faculdade, é um forum.
é uma aplicação desktop, só para o TCM mesmo, e quando o usuário seleciona a opção incluir tema, abri uma janela com os campos Autor e Tema, mas quando clica em inclur aparece o seguinte erro:

Esse horário que aparece no erro é o horário local do sistema que o programa pega no momento da inclusão.
Porque alem do incluir os campos Autor e Tema ele também incluirá a hora e data local do sistema no momento da inclusão.
Estou enviando ó código do evento responsável por executar essa ação:

private void btIncluirActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {                                        

if(jTextField1.getText().equals("") || jTextField2.getText().equals(""))
        {
            JOptionPane.showMessageDialog(null,"Tema e Autor devem ser preenchidos!","Aviso",JOptionPane.PLAIN_MESSAGE);
        }
        else
        {
            hoje = new Date();
            String data = "dd/MM/yyyy";
            String hora = "hh:mm:ss";
            SimpleDateFormat formater = new SimpleDateFormat(data);           
            data = formater.getDateInstance().format(hoje);
            formater = new SimpleDateFormat(hora);
            hora = formater.getTimeInstance().format(hoje);
            t = new Tema(jTextField1.getText(),jTextField2.getText(),data,hora);           
            forum.insereTema(t);           
        }
    }

Código da Classe Forum que fará o insert no banco

public void insereTema(Tema t)
    {

String autor = t.getAutor();
        String tema = t.getTema();
        String data = t.getData();
        String hora = t.getHora();              
        try
        {            
            con = aplicacao.getConnection();
            stmt = con.createStatement();   
            stmt.executeUpdate("INSERT INTO TEMA VALUES("+tema+","+autor+","+data+","+hora+")"); 
            con.close();
            JOptionPane.showMessageDialog(null,"Tema incluído com sucesso!","Concluído",JOptionPane.PLAIN_MESSAGE);                           
        }
        catch(SQLException e)
        {
            e.printStackTrace();
            JOptionPane.showMessageDialog(null,"Erro de SQL!" + e,"Aviso",JOptionPane.PLAIN_MESSAGE);           
        }

}

me ajudem por favor!!!
obrigado,

Alex[/code]

3 Respostas

F

Opa Velho isso ai nem é erro no seu código, é erro na instrução SQL que vc passou:

Tem lá INSERT INTO TEMAS VALUES(" + temas ",…

Essa temas é númerico? Se não for faltou as aspas:

INSERT INTO TEMAS VALUES(’" + temas "’,…

Se não vai dar erro mesmo, dá um System.out.println nessa String do SQL pra vc ver como vai ficar, vai entender melhor…

Abs

F

Cara, isso tá me lembrando um trabalho do Daniel Gatti do IBTA.

É isso?

J

é isso mesmo cara!!! e o Alex, somos da mesma sala!!!
e ai Fabio blz? tava fazendo o trabalho do Daniel e deu esse erro ai, ainda bem q ja to quase terminando!!!
falowww!!!

Criado 31 de maio de 2006
Ultima resposta 31 de mai. de 2006
Respostas 3
Participantes 2