Erro do Hibernate no Mac os 10.5

Companheiros estou numa situação complicada, desenvolvi uma aplicação em Java desktop utilizando hibernate, até ai tudo bem eu terminei, empacotei em um jar e rodou normal no meu pc que roda windows xp, entretanto quando fui tentar rodar em um apple com Mac os 10.5 (Leopard), a aplicação não rodou apresentando o seguinte erro:

Exception in thread “AWT-EventQueue-0” org.hibernate.HibernateException: Hibernate Dialect must be explicitly set
at org.hibernate.dialect.DialectFactory.determineDialect(DialectFactory.java:80)
at org.hibernate.dialect.DialectFactory.buildDialect(DialectFactory.java:62)
at org.hibernate.cfg.SettingsFactory.determineDialect(SettingsFactory.java:460)
at org.hibernate.cfg.SettingsFactory.buildSettings(SettingsFactory.java:155)
at org.hibernate.cfg.Configuration.buildSettings(Configuration.java:2101)
at org.hibernate.cfg.Configuration.buildSessionFactory(Configuration.java:1325)

Bom, não faço a minima idéia do que possa ser pois a mesma aplicação sem nenhuma alteração inclusive no arquivo de configuração do hibernate, executa normal no windows xp.

Aguardo resposta.
Desde já agradeço.

Verifique se Mac alterou o enconding do arquivo xml do Hibernate. abra no vim e verifique como estão os caracteres.

Você não usou em algum lugar o padrão do windows para determinar a localização de arquivos?
Lembrando que no mac OS as barras para pastas devem ser sempre “/”, já no windows pode ser tanto “/” como “”.
Eu sempre utilizo “/” para não ter problemas com o padrão do SO, pois também utilizo Windows e Mac OS.

[]´s

Daniel

Essa é uma outra dúvida tbm!, como vc identificou?
Na dúvida utilize : System.getProperty(“file.separator”) assim ficará flexivel entres os S.O.

Este metodo retorna qual file separator do sistema operacional…

Ae galera, descobri era um erro besta pois não percebi que as informações de configurações do banco de dados não eram as mesma que estava usando no windows por esse motivo que o hibernate tentava criar o banco, mas as informações de conexão do hibernateUtil não eram válidas para o banco no mac.

Em resumo falta de atenção da minha parte.

Valew!