Erro Eclipse no Ubuntu 9.10

Recentemente fiz o upgrade do Ubuntu 9.04 para o Ubuntu 9.10. Estava usando normalmente o Eclipse, quando pediu para mim atualizar algumas bibliotecas.
E derepente ele travou. Agora não consigo mais criar projetos e nem abrir projetos.

Algue sabe o que devo fazer?

Desinstala e instala novamente e depois add as bibliotecas!!
vê se vai funfa!!!

Cara,

Sabe o que eu fiz?

Desinstalei o Ubuntu 9.10 pois ele ainda é beta. E voltei o Ubuntu 9.04 e reinstalei o eclipse 3.5 e agora está tranquilo.

Vou esperar o Ubuntu 9.10 ficar mais estável para depois intala-lo.

Mas mesmo assim obrigado

Lega fica sabendo deste bug seria interessante mandar
um email para o pessoal do ubuntu e eclipse para saber!!
Obrigado pelo aviso!!!

Oi,

Uma coisa que aprendi é nunca atualizar a versão de qualquer aplicativo quando se trata de uma versão beta.
Principalmente quando for um Sistema Operacional.

Obrigado por testar a nova atualização por mim…

Tchauzin!

Legal esta informação , mas vc já tentou usar o netbeans?
vlw

Existe um bug na biblioteca GTK que veio no Ubuntu 9.10 (não estou falando do Beta, estou falando da versão final).

Alguns botões no Eclipse não funcionam ao clique (você clica e não faz nada, daí você aperta Enter com o focus no botão e funciona). Dei uma pesquisada na web pra ver se descobria do que se trata, vi que ninguém sabia, e agora estou providenciando a desinstalação dessa jaca --’

Algumas pessoas cuidaram de fazer um work around usando o Eclipse 3.6, mas aí fica difícil conseguir os plugins… Parece que já tem tem ticket falando desse bug tanto no tracking do Eclipse quando do Ubuntu, vamos ver quem resolve =)

Edit: Há uma solução “técnica” para o problema, caso alguém tenha interesse: http://blog.franciscosouza.net/2009/10/problema-com-botoes-do-eclipse-no.html

[quote=franciscossouza]Existe um bug na biblioteca GTK que veio no Ubuntu 9.10 (não estou falando do Beta, estou falando da versão final).

Alguns botões no Eclipse não funcionam ao clique (você clica e não faz nada, daí você aperta Enter com o focus no botão e funciona). Dei uma pesquisada na web pra ver se descobria do que se trata, vi que ninguém sabia, e agora estou providenciando a desinstalação dessa jaca --’

Algumas pessoas cuidaram de fazer um work around usando o Eclipse 3.6, mas aí fica difícil conseguir os plugins… Parece que já tem tem ticket falando desse bug tanto no tracking do Eclipse quando do Ubuntu, vamos ver quem resolve =)

Edit: Há uma solução “técnica” para o problema, caso alguém tenha interesse: http://blog.franciscosouza.net/2009/10/problema-com-botoes-do-eclipse-no.html[/quote]

A dica me ajudou, estou com o ubuntu 9.10 versão final e eclipse galileo Build id: 20090920-1017. Porem os ícones ainda não aparecem, somente o clique com do mouse voltou a funcionar normalmente.

Obrigado pela dica e um abraço a todos do fórum! :smiley:

Amigos vc’s podem resolver o problema instalando a eclipse do repositorio do ubuntu que esta na versao 3.5 “Galileu” utilizando a ferramenta de instalacao de novos software ou dando o comando $sudo apt-get install eclipse.
Estou usando sem problemas.
Abraco.

Amigos uma outra solucao simples que achei, foi criar um arquivo .sh dentro da pasta do eclipse
conteudo do arquivo .sh
#!/bin/sh
export GDK_NATIVE_WINDOWS=1
/home//eclipse-3.5/eclipse

lembrando que /home/… e onde esta descompactado o meu eclipse.
Espero que possa ajudar

Problema com os ícones resolvido, a questão é que com a atualização para o ubuntu 9.10, por algum motivo a opção Mostrar Ícones nos Menus na aba Interface em Preferências de Aparência estava desabilitada, com ela habilitada, agora tudo está normal.

Agora fica ai a dica, somado ao que o amigo carvanny postou, no lançador do eclipse colocar a chamada ao arquivo .sh que ele sugere a criação, desse modo sempre que se iniciar o eclipse a variável GDK_NATIVE_WINDOWS será exportada.

Abraço a todos! :slight_smile:

Usei a solução do nosso amigo carvanny

1. Abra o gedit ou qualquer editor de texto, coloca isso.
    #!/bin/sh
    export GDK_NATIVE_WINDOWS=1

/media/rodrigo/Rodrigo/Linux/programas/eclipse/eclipse (Isso aqui é o caminho do seu eclipse).

1. Salve com a extensão .sh

2. Lembrando que agora quando for executar o eclipse, você deve executar por esse novo .sh
    no meu caso, criei o arquivo eclipse.sh
    agora executo da seguinte maneira:

cd media/rodrigo/Rodrigo/Linux/programas/eclipse
./eclipse.sh

flws =]

Se quiser abrir o Eclipse normalmente, sem arquivo sh, basta exportar a variável de ambiente no bashrc =)

Esse comando faz isso:

$ echo 'export GDK_NATIVE_WINDOWS=1' >> ~/.bashrc

Reinicia o Ubuntu e está feito =)

Galera ainda nao resolvi meu problema seguindo esses passos, nao sei o que estou fazendo de errado, mas meu eclipse continua sem funcionar alguns botões, só funcionam apertando o enter, e os icones não aparecem, da uma ajuda ai, mais passo a passo, qual arquivo tem que ser editado, nao to conseguindo, nao vai de jeito nenhum, ja estou há mais de 4 horas tentando e nada

obrigado

Caio

Quais passos você seguiu? Diga-nos o que foi feito exatamente para que possamos ajudar =)

consegui resolver, porem não funciona no eclipse europa… alguem tem alguma solução, no galileo funcionou

francisco, consegui resolver, tive que trocar, eu estava com a versão europa do eclipse, agora estou com o eclipse galileo, agora ta funcionando normal, vc sabe como resolver esse problema no eclipse europa??

Cara eu tava com este problema tbm. Baixei o eclipse Helios e voltou a funcionar normalmente. Pelo menos até agora (acho que ja usei quase todas a funcionalidades que estou acostumado a usar) nao tive problemas heh.