Erro em array de strings

Olá!!
Tenho um problema. Estou a “tentar” ler um result set para um array de strings mas dá-me erro.
O meu código é o seguinte:

ps_aux =  c.prepareStatement("SELECT Nome FROM " + tab_aux + " WHERE (Nome IS NOT NULL)");
			System.out.println("SELECT Nome FROM " + tab_aux + " WHERE (Nome IS NOT NULL)");

rs_aux = ps_aux.executeQuery();	
			//rs_aux.next();	// BEACAUSE The result set will always come to you positioned before the first row...

while(rs_aux.next())
			{
			for(int i = 0; rs_aux.last(); i++) 		
			{

// New object
				storesList [i] = rs_aux.getString("Nome");
				System.out.println("Nome");
				}
			}

rs_aux.close();
			ps_aux.close();
			c.close();

Dê-me uma dica!!
Obrigada,
Cláudia Rego

Que erro acontece? Uma pergunta, pq vc ta usando aquele for dentro do while?

Cláudia,

sempre que for postar algum problema, tente postar o erro que está dando.

Bom, vamos lá, o erro pode estar sendo ocasiondado pelo seguinte, você está atribuindo mais elementos do que o teu array pode suportar, uma dica, você pode usar ArrayList, este manipula de forma dinâmica o seu tamnhao enquanto que o array é estático.

...
List<String> lista = new ArrayList<String>();
while(rs_aux.next()){

// New object
	lista.add(rs_aux.getString("Nome"));
}
...

Bem o erro é o seguinte:

java.sql.SQLException: [Microsoft][SQLServer 2000 Driver for JDBC]Unsupported method: ResultSet.last

Ok. Sei que posso usar um ArrayList mas queria percebre cmo se faz com um STring[]…
Claudia

Bom, primeiramente você teria que saber o tamanho do array.

Supondo que o limite máximo de registros que irá voltar do banco é 100 você poderia fazer assim

ps_aux =  c.prepareStatement("SELECT Nome FROM " + tab_aux + " WHERE (Nome IS NOT NULL)");
System.out.println("SELECT Nome FROM " + tab_aux + " WHERE (Nome IS NOT NULL)");

String[] storesList = new String[100];
int i = 0;

while(rs_aux.next()) {

storesList [i++] = rs_aux.getString("Nome");

}

Só pra confirmar…
Não dá mesmo se eu à partida não souber o tamanho do result set? E tb não existe nada do género:

rs.size();

Cláudia

Pode fazer da seguinte maneira também, usando o mesmo exemplo do Thiago.

[code]ps_aux = c.prepareStatement(“SELECT Nome FROM " + tab_aux + " WHERE (Nome IS NOT NULL)”);
System.out.println(“SELECT Nome FROM " + tab_aux + " WHERE (Nome IS NOT NULL)”);

String[] storesList = new String[rs_aux.size]; // Note que tu podes utilizar o size do rs_aux para definir o tamanho do array. :wink:
int i = 0;

while(rs_aux.next()) {

storesList [i++] = rs_aux.getString("Nome");

}[/code]

Eu tinha procurado o método ‘size’ no javadoc mas não havia encontrado :slight_smile:

Bom Cláudia, acho que isso resolve o teu problema e é bem genérico.