Erro em JDBC, pra variar

9 respostas
S

Fala Galera!

Ae, to precisando duma força aqui…

Consegui baixar do site da microsoft o Jdbc pro meu banco funfar, mas não deu um ou dois errinhos, conforme abaixo… :mad:

Ve ae se alguem pode me dizer se eu to esquecendo de publicar alguma coisa please!

Vlw mesmo galera!!!

Exception in thread "main" java.lang.NoClassDefFoundError: com/microsoft/jdbc/base/BaseDriver
        at java.lang.ClassLoader.defineClass1(Native Method)
        at java.lang.ClassLoader.defineClass(ClassLoader.java:620)
        at java.security.SecureClassLoader.defineClass(SecureClassLoader.java:124)
        at java.net.URLClassLoader.defineClass(URLClassLoader.java:260)
        at java.net.URLClassLoader.access$000(URLClassLoader.java:56)
        at java.net.URLClassLoader$1.run(URLClassLoader.java:195)
        at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method)
        at java.net.URLClassLoader.findClass(URLClassLoader.java:188)
        at java.lang.ClassLoader.loadClass(ClassLoader.java:306)
        at sun.misc.Launcher$AppClassLoader.loadClass(Launcher.java:276)
        at java.lang.ClassLoader.loadClass(ClassLoader.java:251)
        at java.lang.ClassLoader.loadClassInternal(ClassLoader.java:319)
        at java.lang.Class.forName0(Native Method)
        at java.lang.Class.forName(Class.java:169)
        at principal.Main.ConnectionSQL(Main.java:46)
        at principal.Main.main(Main.java:32)
Java Result: 1

Eu ainda morro disso… :oops:

9 Respostas

BrunoBastosPJ

Se você adicionou o jar no teu projeto sem problemas e tem certeza que baixou o jar certo, então o exemplo que você pegou estava usando a classe errada. Tenta apagar todas as intruções de import do teu projeto, e importar tudo denovo!

_

O ideal nessas horas é você postar junto com o erro, o trecho do código onde o erro é gerado…

Mas, analisando por cima, parece que ele não encontrou a classe do Driver do banco de dados… geralmente é um jar…

Você tem certeza que o driver do banco está no seu Classpath?!

S

Então, eu uso Netbeans. Baixei o .jar mssqlserver e adicionei em propriedades do projeto principal / bibliotecas / adicionar JAR / Pasta

A não ser que … 8O A não ser que o caminho acima não seja o tal do classpath!!! :?:

Então, se for esse o caso, como poderia adicionar?

Abs e valwzão pela ajuda

S

Pessoal,

Não ficou muito claro anteriormente, por isso eu to refazendo a pergunta: Como é que eu adiciono o .jar no classpath?

Agradeço qq ajuda!

Abs!

C

Se você estiver usando Windows XP, siga.

Painel de controle…
Propriedade Sistema…
Aba Avançado
Variaveis de Ambiente

Na parte Variáveis de sistema.

Clique em Nova.

Nome da variável: CLASSPATH
Valor da variável: C:\driver.jar (caminho que se encontra na sua maquina)

S

Muito Obrigado pela ajuda. Acho que ainda tenho que fazer alguma coisa, não é? Tipo declarar esse classpath no main? Desculpe a inginorança, mas acho que ja estamos acabando…

Valeu!!!

BrunoBastosPJ

No netbeans você tem uma pasta chamada library, se você clicar com o botão direito nessa pasta, você vai encontrar a opção add jar. Depois de adicionar o apague todas as declarações de import como falei acima e aperte shift + alt + f que ele deve fazer os imports pra vc!

S

Ae, vlw pela ajuda mas não consegui. Mas não tem problemas pq esse semestre eu vou começar a matéria de PO e até o final desse ano ou no máximo no meio do ano que vem vcs vao ter + 1 certificado nesse forum… :cool:

BrunoBastosPJ

Boa Sorte!!

Se você quiser apenas testar como funciona uma conexão com BD, vai na sessão de artigos e tutoriais desse forum que tem uma conexão com MySQL la! Você só tem que baixar o driver. Eu uso o postgreSQL tenho a classe aqui, é bem parecida com a que tem nos artigos e tutoriais, se quiser posso te mandar também

Criado 5 de março de 2007
Ultima resposta 6 de mar. de 2007
Respostas 9
Participantes 4