Erro em layout utilizando o NetBeans

8 respostas
rpatricia

Olá Pessoal

Poderiam verificar se já aconteceu isso com vocês :oops:

Utilizei esses imports:

import java.awt.event.ActionEvent;
import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import java.awt.Event.*;
import java.awt.event.ActionListener;
import java.lang.Object;
import javax.swing.GroupLayout;
import org.jdesktop.layout.GroupLayout;

e o erro está dando nessa parte do código

javax.swing.GroupLayout layout = new javax.swing.GroupLayout(getContentPane());
        getContentPane().setLayout(layout);
        layout.setHorizontalGroup(
            layout.createParallelGroup(javax.swing.GroupLayout.Alignment.LEADING)
            .addGroup(javax.swing.GroupLayout.Alignment.TRAILING, layout.createSequentialGroup()
                .addComponent(desktopPane, javax.swing.GroupLayout.PREFERRED_SIZE, 1015, javax.swing.GroupLayout.PREFERRED_SIZE)
                .addContainerGap())
        );
        layout.setVerticalGroup(
            layout.createParallelGroup(javax.swing.GroupLayout.Alignment.LEADING)
            .addGroup(layout.createSequentialGroup()
                .addComponent(desktopPane, javax.swing.GroupLayout.PREFERRED_SIZE, 675, javax.swing.GroupLayout.PREFERRED_SIZE)
                .addContainerGap(16, Short.MAX_VALUE))
        );
        pack();

as msgs de erro são do tipo:

symbol : class GroupLayout
import javax.swing.GroupLayout;

eu já tentei de tudo, já inclui import, exclui mas não adianta, pra tirar esse erro tenho que refazer o meu menu, só que quando compilo em outro netbeans ele dá erro novamente.

Ps:.Fiz no NetBeans em ingles e estou tentando rodar no NetBeans em portugues, não sei se tem a ver…

abs :wink:
Patrícia

8 Respostas

G

Oi Patrícia,

Perguntinha básica: qual versão do JDK você está usando nesse NetBeans em que o negócio não dá certo? Olhe no log do NetBeans, deve ter algo assim lá:

Java; VM; Vendor; Home  = 1.6.0; Java HotSpot(TM) Server VM 1.6.0-b105; Sun Microsystems Inc.; /usr/lib/jvm/java-6-sun-1.6.0.00/jre

Abraços,

Giuliano

rpatricia

Olá Giuliano

Estou usando o jdk1.5.0_09.

abs
Patrícia

Luiz_Aguiar

Patrícia, está dando que erro? não encontra o GroupLayout?

Dica: se quiser deixar o netbeans em inglês, no ícone dele, após chamar o executável (blablabla/netbeans.exe"), já fora das aspas, adiciona -locale en_US à linha de comando. :wink:

rpatricia

Oi Luiz

Então ele mostra um erro dizendo que o GroupLayout, não existe, que eu preciso colocar o import javax.swing.GroupLayout e import org.jdesktop.layout.GroupLayout

Inseri tudo, mas ainda dá erro, por isso refiz somente o menu, por enquanto está funcionando…Estava usando a opção MDI Aplication e dava esse erro, agora resolvi fazer usando JFrame mesmo inserindo o JMenu e funcionou normalmente :?

Valeu pelas dicas pessoal!!!

abs
Patrícia

D
Tive o mesmo problema aqui, mas consegui corrigir assim:

Vai no design do seu jform;

Na parte de design na barra da direita clica na aba Inspector;

Vai estar la no primeiro , Form nomeDoJForm, clica com o botão direito, propriedades;

Troca o Layout Generation Style, deve ta o Standard Java 6 Code pro Swing Layout Extensions Library.
rpatricia

Daniel

Está estranho, segui seu conselho, mas ainda está dando errado, terei que procurar melhor onde está o problema, mesmo assim, obrigada! :wink:

abs
Patrícia

U
<blockquote><div class="quote-author">danielg:</div>Tive o mesmo problema aqui, mas consegui corrigir assim:

Vai no design do seu jform;

Na parte de design na barra da direita clica na aba Inspector;

Vai estar la no primeiro nó, ‘Form nomeDoJForm’, clica com o botão direito, propriedades;

Troca o Layout Generation Style, deve ta o Standard Java 6 Code pro Swing Layout Extensions Library.</blockquote>]

Muito boa a dica, Daniel. Mudei o estilo de geração do layout e tudo voltou a funcionar perfeitamente.
Obrigado!
Abs…

cadetone

Tive o mesmo problema e fiz o seguinte:
Tinha o JDK1.5.0_11 instalado ai instalei o JDK1.6, depois abri o netbeans cliquei com o botão direito no meu projeto, fui em propiedades / categorias escolhi: Bibliotecas / Gerenciar Plataformas: localizei o seguinte diretório C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0_05 , depois dei ok e pronto funcionou sem problemas.

Criado 14 de maio de 2007
Ultima resposta 27 de mai. de 2008
Respostas 8
Participantes 6