Erro em SQL com campo date

pessoal criei uma tabela que tem um campo date.
agora quando eu vou inserir os dados da erro. alguem poderia me explicar?

insert into meus_contatos(
sobrenome, primeiro_nome, email, sexo, aniversario, profissao, local, estado_civil,
interesses, procura
)
values(
'Anderson','Jillian','Jill_anderson@breakpizza.com','f','05091980',
'Escritora Técnica', 'Palo alto, CA', 'Solteiro', 'caiaque, répteis','Relacionamentos,Amigos'
);

erro: ERROR 1292 (22007): Incorrect date value: ‘05/09/1980’ for column ‘aniversario’ at row

Fala denisspitfire,

Tenta “1980-09-05” ao invés de “05091980”

[quote=denisspitfire]pessoal criei uma tabela que tem um campo date.
agora quando eu vou inserir os dados da erro. alguem poderia me explicar?

insert into meus_contatos(
sobrenome, primeiro_nome, email, sexo, aniversario, profissao, local, estado_civil,
interesses, procura
)
values(
'Anderson','Jillian','Jill_anderson@breakpizza.com','f','05091980',
'Escritora Técnica', 'Palo alto, CA', 'Solteiro', 'caiaque, répteis','Relacionamentos,Amigos'
);

erro: ERROR 1292 (22007): Incorrect date value: ‘05/09/1980’ for column ‘aniversario’ at row[/quote]

Tem que verificar que tipo de informação você setou no seu Banco de Dados para a Coluna aniversario. Ela é do tipo date?

qual o banco?

já experimentou 1980-09-05 ou 05-09-1980 ???

att,

é isso ai, 1980 antes da data… ok… e se eu quiser 08/08/2011?

pessoal, outra coisa… criei a tabela… kd os códigos dos usuarios??? primeira vez que estou usando o Mysql… estou achando muito estranho, toda tabela nao precisa de um campo id??

Utilizo Postgress, e para uso de data, setei tal coluna do tipo date, e configurei para a data entrar como os companheiros acima informou: 25-11-2011. Funciona perfeitamente assim.

Obrigatoriamente não é necessario que uma tabela tenha um campo ID, agora é totalmente recomendado.

Mais até onde eu sei, é você que cria esta tabela.

Ou estou errado?

08/08/2011 ???

2011-08-08 ???

até onde eu vi sua tabela não tem códigos de usuário…

ih rapaz umas aula de BD podem te ajudar.

boa sorte.

att,

assim… sei que se eu colocar la o id… ele vai cadastrar, mas pq ele foi sem uma chave primaria, sem algum valor sei la pra identificação de cada registro??? pq ele deixou passar isso?
por exemplo, o access nao deixa voce criar a tabela sem criar um campo com uma chave primaria…

ué com Bancos de dados vc pode criar tabelas sem chave primária.

att,

[quote=denisspitfire]assim… sei que se eu colocar la o id… ele vai cadastrar, mas pq ele foi sem uma chave primaria, sem algum valor sei la pra identificação de cada registro??? pq ele deixou passar isso?
por exemplo, o access nao deixa voce criar a tabela sem criar um campo com uma chave primaria… [/quote]

Denis, não sou nenhum expert em Java, nem banco de dados, por contrario, estou iniciando agora.

Mais sempre que estou entrando em um assunto novo, pego meu livro da deitel sobre java, vou no capitulo referente ao assunto, e estudo todo o assunto, dae começo a colocar em pratica.

Desta forma que esta tentando aprender, não é muito proveitosa.

Pegue um livro, um artigo na internet, qualquer coisa referente a banco de dados, e faça uma boa leitura, para então começar a colocar em pratica.

Esta é a dica que deixo para você.

comecei com o livro use a cabeça sql estou usando ele pra estudar. Essa tabela eu vi la. E eu ja fazia “banco de dados” em access ( é eu sei podem rir kkkkkkk) entao eu manjo de relacionamento, banco de dados… MAS … eu sempre achei que toda tabela era regra ter uma ID. primeiro porque o access ja nao deixa… e outra pq eu acho extremamente importante.
E marcio, eu também faço isso com outros assuntos, gastei mó grana com livros esses dias pra pegar todo o conteudo, pois eu acho melhor do que pagar um curso caro pra caramba e nao dar tempo pra praticar tudo até pegar o conteudo do proximo capitulo.

[quote=denisspitfire]comecei com o livro use a cabeça sql estou usando ele pra estudar. Essa tabela eu vi la. E eu ja fazia “banco de dados” em access ( é eu sei podem rir kkkkkkk) entao eu manjo de relacionamento, banco de dados… MAS … eu sempre achei que toda tabela era regra ter uma ID. primeiro porque o access ja nao deixa… e outra pq eu acho extremamente importante.
E marcio, eu também faço isso com outros assuntos, gastei mó grana com livros esses dias pra pegar todo o conteudo, pois eu acho melhor do que pagar um curso caro pra caramba e nao dar tempo pra praticar tudo até pegar o conteudo do proximo capitulo.[/quote]

Ok Denis.

Nunca estudei Acess, mais pelo que você falou as regras são bem diferentes, de um MySql da Vida.

Vlw, to saindo do trabalho.

Fuii.

dizem que access nem banco de dados é… da pra fazer algumas coisas como… sei la menu dinamico pra site… mas pow… mó porcaria, tanto na velocidade como em todo o resto, por isso estou migrando e mto tarde ja…

access é um banco de dados (não um sistema gerenciador de banco de dados), é bom para microinformática e para fazer ETL de dados.