Erro encontrado ao compilar servlet-api.jar

7 respostas
Jedi

Olá pessoal, estou iniciando em Java Web e meu problema refere-se a compilação do servlet-api.jar que encontra-se nas pastas do Tomcat 5.5
Meus programas em java estão compilando normalmente. Fiz um servlet anteriormente e funcionou legal. Meu ambiente de desenvolvimento e de distribuição ( sob o Tomcat ) estão similares. Abaixo, estou postando a mensagem que recebo do compilador.

C:\Des\Java\web\proj\beerV1>javac -classpath c:\tomcat\common\lib\servlet-api.ja
r:clases:. -d classes src\com\example\web\BeerSelect.java
src\com\example\web\BeerSelect.java:3: package javax.servlet does not exist
import javax.servlet.*;
^
src\com\example\web\BeerSelect.java:4: package javax.servlet.http does not exist

import javax.servlet.http.*;

^

src\com\example\web\BeerSelect.java:7: cannot find symbol

symbol: class HttpServlet

public class BeerSelect extends HttpServlet {

^

src\com\example\web\BeerSelect.java:8: cannot find symbol

symbol  : class HttpServletRequest

public void doPost(HttpServletRequest request, HttpServletResponse respo

nse)

^

src\com\example\web\BeerSelect.java:8: cannot find symbol

symbol  : class HttpServletResponse

public void doPost(HttpServletRequest request, HttpServletResponse respo

nse)

^

src\com\example\web\BeerSelect.java:9: cannot find symbol

symbol  : class ServletException

throws IOException, ServletException {

^

6 errors

C:\Des\Java\web\proj\beerV1>package com.example.web;

Abaixo, segue minhas variáveis de ambiente:

CATALINA_HOME = c:\tomcat
JAVA_HOME = c:\sun\sdk\jdk
CLASSPATH= .;C:\Sun\SDK\bin;C:\Sun\SDK\jdk\jre\bin;C:\Sun\SDK\jdk\bin;%CATALINA_HOME%\common\lib\servlet-api.jar;%CATALINA_HOME%\common\lib\jsp-api.jar;.;%CLASSPATH%

Pessoal, sou autodidata e estou a alguns dias com este problema. Não estou usando IDE alguma. Estou na unha… não quero ficar preso neste momento de aprendizagem a IDEs… Agradeço a ajuda.

Atenciosamente,
Antonio Marcos ( Jedi )

7 Respostas

Renato_Ceadareanu

Você está com o servlet-api.jar setado no class path?

Jedi

CLASSPATH= .;C:\Sun\SDK\bin;C:\Sun\SDK\jdk\jre\bin;C:\Sun\SDK\jdk\bin;%CATALINA_HOME%\common\lib\servlet-api.jar;%CATALINA_HOME%\common\lib\jsp-api.jar;.;%CLASSPATH%

Jedi

Renato, te mandei esta linha:

em destaque está minha resposta para sua pergunta.

LPJava

veja se o artigo abaixo ajuda vc:

instalando tomcat e configurando

Jedi

LPJava, boa noite. Cara ainda continuo com o mesmo problema e preciso de ajuda. Se me permite, vou detalhar aqui meu ambiente de desenvolvimento e de distribuição. Sou desenvolvedor Delphi e estou aprendendo java em casa.

Ambiente de desenvolvimento:
des\java\web\proj\beerV1
\classes\com
\example
\model
\web
\etc
\lib
\src\com
\example
\model
\web
\web

Ambiente de distribuição ( sob o Tomcat ): Instalei o Tomcat na pasta c:\Tomcat55 pois estou compilando pela linha de comando. O caminho original do Tomcat seria muito grande ( mas essa não é a causa do problema ). Com o nome sugerido pelo instalador ou criado por mim, dá na mesma…

Tomcat55\webapps
\Beer-v1
\WEB-INF
\classes
\com
\example
\model
\web
\lib

Esta aplicação está usando MVC por isso, a pasta ’ \model ’
Como pode notar existe compatibilidade do meu ambiente de distribuição e desenvolvimento. O Tomcat está funcionando ( localhost:8080 ) e está como um serviço do Windows. Então o problema não me parece ser o Tomcat…

Abaixo: postarei o novo path e as variáveis de ambiente ( meus programas Javas compilam normalmente )

NOVO CLASSPATH
.;C:\Sun\SDK\bin;C:\Sun\SDK\jdk\jre\bin;C:\Sun\SDK\jdk\bin;c:\Tomcat55\common\lib\servlet-api.jar;c:\Tomcat55\common\lib\jsp-api.jar

PATH
C:\oraclexe\app\oracle\product\10.2.0\server\bin;C:\Arquivos de programas\Borland\Delphi7\Bin;C:\Arquivos de programas\Borland\Delphi7\Projects\Bpl;%SystemRoot%\system32;%SystemRoot%;%SystemRoot%\System32\Wbem;C:\Arquivos de programas\Microsoft SQL Server\80\Tools\BINN;%PATH%;%JAVA_HOME%\bin;%PATH%;\des\delphi7\bpl;%CLASSPATH%;c:\tomcat55\common\lib\servlet-api.jar;c:\Tomcat55\common\lib\jsp-api.jar;c:\TurboC\Include;c:\TurboC\lib;c:\TurboC\bin;C:\DJGPP\BIN

LPJava, por favor me ajude. Valeu !
(Jedi)

LPJava

bem eu tb tive essse problema na primeira vez, nao ache que es o primeiro. O que fiz? para nao perder mais tempo? Simples sair removendo tudo variaveis que criei, java, tomcat reinicei o computador e peguei um tutorial eficiente e fui fazendo com atencao e do zero. Tb removi todas as pastas criadas pelo tomcat e java, algumas nao sao removidas mesmo pedindo para remover o programa.

Isso foi mais rapido e menos stressante que ficar procurando descobrir onde errei na instalacao anterior. Ja gastei muita energia com isso e tempo coisa de 2-3 dias, e ainda atrapalhando meus estudos.

ai cabe a vc decidir o que é melhor. flw abraco

R

Estou com o mesmo problema,

Não “setei” nenhuma variavel de ambiente ainda. Tudo roda legal. Só não consigo fazer ele achar as classes

Alguem pode ajudar?

Criado 1 de junho de 2009
Ultima resposta 7 de jan. de 2010
Respostas 7
Participantes 4