Erro entitymanager

olá galera to precisando de uma ajudinha de vocês.
eu comprei um codigo fonte de um siteminha em java, só que estou com dois problemas
Como faço para fazer conexão com mysql diretamento com o netbeans, pois tendo e não da certo,
e este erro como faço para resolve-lo?

public Menu() { initComponents(); if (!Beans.isDesignTime()) { entityManager.getTransaction().begin(); // O ERRO ESTÁ AQUI NESTA LINHA. } }

OLHA O ERRO:

warning: [options] bootstrap class path not set in conjunction with -source 1.5 C:\siscom\src\br\com\siscom\view\Menu.java:30: error: cannot find symbol entityManager.getTransaction().begin(); symbol: variable entityManager location: class Menu

DESDE JÁ AGRADEÇO.

se vc postar todo o codigo fica mais facil da gente encontrar o problema

agora sobre trocar pro mysql, vc pode fazer isso configurando o arquivo persistence.xml

Tenha certeza que o jar do JPA foi adicionado no seu classpath. Aproveite e verifique a versão do seu JDK.

DaniloAndrade e como faço para configurar este arquivo, pois nunca trabalheic om este banco,
muito menos fazendo conexão desta maneira, e ainda sou leigo nisso.
pois eu trabalhava somente com o firebird…rsrsrs

rillsen12, vc declarou e instanciou(ou injetou) a varável entityManager?

Tem uma apostila do K19 muito legal sobre esse assunto. Você conseguirá exemplos do persistence.xml nela. http://www.k19.com.br/downloads/apostilas/java/k19-k21-persistencia-com-jpa2-e-hibernate