Erro estranho com SQL

pessoal,

estou com um problema que…não consigo identificar (até pq eu copiei este codigo de um projeto que eu fiz)

eu consigo ler as tabelas do banco de dados feito em access, mas não consigo inserir dados, nem atualizá-los.

e o mais engraçado, é que eu simplismente copiei isto de um fonte que, até agora, está funcionando.

Detalhe: já tentei colocar uma int na frente do statement, e ele retorna como feito…estranho não?

alguem tem como me ajudar ai?

grato des de já

import java.sql.*;
public class teste{
    Statement statement;
    teste(){
        try{
            Class.forName("sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver");
            Connection conexao = DriverManager.getConnection("jdbc:odbc:FDB");
            statement = conexao.createStatement(ResultSet.TYPE_SCROLL_SENSITIVE, ResultSet.CONCUR_UPDATABLE);
            statement.executeUpdate("insert into tblUsuario (NomeUsuario) values('teste')");
	}catch(ClassNotFoundException erro){
            System.out.println(erro);
	}catch(SQLException erro){
	}
    }
}

tenta assim

import java.sql.*;
public class teste{
    Statement statement;
    teste(){
        try{
            Class.forName("sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver");
            Connection conexao = DriverManager.getConnection("jdbc:odbc:FDB");
            statement = conexao.createStatement(ResultSet.TYPE_SCROLL_SENSITIVE, ResultSet.CONCUR_UPDATABLE);
            statement.executeUpdate("insert into tblUsuario (NomeUsuario) values('teste')");
            conexao.commit(); //<== linha que ta faltando
	}catch(ClassNotFoundException erro){
	}catch(SQLException erro){
	}
    }
}

é sempre bom dar rollback depois caso de erro e não consiga commitar, e fechar a conexão tb é bom ^^

O que é dar rollback??

um rollback é voltar as alterações feita no banco por meio de transações.

ou seja, é o ctrl z do banco de dados.

[]'s

23/01/2009 06:29:30 Assunto: Re:Erro estranho com SQL
O que é dar rollback??

Vamos supor vc fez uma ação que irá atualizar dez tabelas em um banco de dados, a atualização não será feita de uma vez, e sim uma por vez. Imagine então que as tabelas comecem a ser atualizadas e na hora em que for atualizar a última, essa atualização gere um erro. Sem o rollback, as outras tabelas seriam atualizadas e apenas a que esta com o erro permaneceria sem atualizar e acusaria o erro. Caso estivesse utilizando o rollback, as tabelas seriam atualizadas, e se na última apresentasse um erro, todas as atualizações das tabelas anteriores seriam desfeitas!!!

haha gente…ja descobri oque acontecia

por um motivo totalmente bizarro…eu nao posso inserir/alterar dados em uma tabela no mesmo try que eu estou criando as conexões…estranho nao??

só sei que depois dos catch que eu publiquei aqui…eu abri um novo try…e foi…

vai entender o java…(obs.: ja tive vários problemas totalmente bizarros com conexão com banco de dados…uma hora tenho que dar next no resultset…outra hora nao preciso…vai entender…:S)

mais valeu mesmo!

ahh…e nao precisava colocar essa linha ai que sugeriram nao…ta funcionando normal agora (pena que eu não vou mais precisar fazer este projeto…tava mto empolgado…)