Erro estranho quando rodo uma Classe no Tomcat/WEB

4 respostas
RicardoCobain

Aew galera beleza ?

Tou com um probleminha aqui que não consigo entender,pode ser por ignorancia mesmo, pois
estou aprendendo o Java voltado para WEB agora...

Ocorre um erro do tipo:

java.lang.NoClassDefFoundError: org/dom4j/DocumentFactory
at logic.UsuarioLogic.formulario(UsuarioLogic.java:36)
at sun.reflect.NativeMethodAccessorImpl.invoke0(Native Method)
at sun.reflect.NativeMethodAccessorImpl.invoke(NativeMethodAccessorImpl.java:39)

Quando tento "rodar" as classe UsuarioLogic no tomcat, mais quando rodo ela através da VM normal, usando um metodo main da classe, esse erro não ocorre...

A Classe é a seginte, deu uma simplificada( muito mais que isso) para reproduzir esse erro:
package logic;

import model.Usuario;
import org.dom4j.Document;
import org.dom4j.DocumentFactory;
import org.vraptor.annotations.Component;

@Component
public class UsuarioLogic {

public void adiciona(Usuario usuario) {
		System.out.println(" Usuário adicionado: " + usuario.getNome() + ", " + usuario.getSenha());
	}

public void formulario() {
		Document document = DocumentFactory.getInstance().createDocument();
		System.out.println("Documento: " + document);
	}

public static void main(String[] args) {
		UsuarioLogic app = new UsuarioLogic();
		app.formulario();

}
}

Estou usando o Vraptor como "controlador" MVC, e para acessar o mesmo método(formulario) atraves do Tomcat uso:
http://localhost:8080/lojavirtual/usuario.formulario.logic , e é onde que ocorre o erro !

Não sei que acontece, o classpah está ( ou pelo menos parece) configurado corretamente !

Alguem pode me ajudar ?

4 Respostas

maquiavelbona

Você pode garantir que o jar do Dom4J está no projeto? Ou melhor, está dentro da pasta WEB-INF/lib?
Esse erro é clássico e fácil de ver.