Erro - Exception in thread "main" java.lang.NoClassDefFoundError:

5 respostas
f7br

Olá… pessoal, estou começando a aprender essa poderosa ferramenta, mas estou encontrando alguns problemas, digitei o seguinte código:

class AloMundo {

public static void main(String args[]) {

System.out.println(Alo Mundo !);

}

}

na compilacao nao deu erro, mas quando vou executar: java AloMundo
aparece o seguinte erro: [color=red]Exception in thread “main” java.lang.NoClassDefFoundError: AloMundo[/color]

por favor agradeço alguem q puder me dar essa força…
Felipe

5 Respostas

T

O classpath não inclui o diretório corrente por default. Portanto, você tem de executar:

java -cp . AloMundo

Uma forma alternativa, que não recomendo porque dá muita confusão depois, é setar a variável de ambiente CLASSPATH. Dentro da medida do possível, deixe essa variável não-definida, e especifique o CLASSPATH na linha de comando (nem que você tenha de escrever uma batch ou script.)

set CLASSPATH=.
java AloMundo
Ticianne

provavelmente vc num ta utilizando linha de comando, mas uma IDE como o JCreator, ne.

entao vc vai la nas variaveis de ambiente e adiciona à classpath o endereço do diretorio em que vc instalou o java.

Ticianne

provavelmente vc num ta utilizando linha de comando, mas uma IDE como o JCreator, ne.

entao vc vai la nas variaveis de ambiente e adiciona à classpath o endereço do diretorio em que vc instalou o java.

qq coisa, posta de novo ae

f7br

Pessoal Obrigado pelas dicas… Conseguir resolver o problema…

Valeu !!!
:smiley:

A

Instei o JDK no Open Suse

class teste {

public static void main(String args[]) {
	System.out.println("Olá mundo");
}

}

O comando javac /home/wallace/test.java É executado com sucesso
O comando java /home/wallace/test é executado com o seguinte erro: Exception in thread “main” java.lang.NoClassDefFoundError: /home/wallace/test
E o comando java -cp./home/wallace/test É Executado com o seguinte erro: Could not create the Java virtual machine.

Desde ja agradesco a ajuda

Criado 20 de julho de 2006
Ultima resposta 24 de mar. de 2007
Respostas 5
Participantes 4