Erro: HTTP Status 404

Pessoal, fiz a página inicial do primeiro exemplo do livro Use a Cabeça e funcionou.

Mas hoje fui abrir a página de novo e deu esse erro, alguém sabe o por que??

To meio perdido, sem saber o que fazer, se alguém puder me ajudar…

Bem, consegui resolver esse problema, tinha alguma coisa errada no DD, por isso estava dando erro.

Mas agora tenho outro problema (nunca pensei que fosse tão difícil programar pra web), criei uma classe Java (model) que ta no pacote:

package com.example.model;

Até aqui tudo bem, ai fui utilizar essa classe na minha servlet, mas ai na hora de compilar a servlet tá dando erro, fala que o pacote acima não existe.

O que estou fazendo de errado???

diego2005,

Faz o download e dá uma lida nessa apostila da Caelum que vai te ajudar bastante:

ASOBrasil

Cara, valeu pela dica, mas já estou lendo o livro e não tenho muito tempo disponível, se eu pegar a apostila pra ler vai juntar muita coisa. E tem mais uma coisa, ela usa o Eclipse, e por enquanto não quero usar nenhum IDE, mas mesmo assim obrigado.

Alguém tem + alguma sugestão pra eu resolver esse problema???

Por que ele não ta encontrando o pacote???

Grato,

Diego.

Ninguém sabe por que ta dando esse erro???

Alguém me ajude…

[quote=diego2005]Ninguém sabe por que ta dando esse erro???

Alguém me ajude…[/quote]

CLASSPATH… o compilador não ta achando sua classe. isso não tem a ver com java p/ web, CLASSPATH é um conceito basico mas que muitos não conhecem direito. vc precisa colocar essa classe no CLASSPATH ou passar isso na linha de comando quando for compilar.

[]'s

Tem como colocar o pacote com.example.model todo ao invés da classe no CLASSPATH???

Já dei uma lida nos tutoriais aqui do GUJ.

Grato…

quando uma classe esta dentro de um pacote o nome dela sempre vai ser pacote + nome.
Ex: br.minha.classe.Teste. P/ o compilador não existe a classe Teste e sim a classe br.minha.classe.Teste. sendo assim a partir de algum ponto o compilador vai procurar uma estrutura de diretorios(pacotes são fisicamente diretorios) que tenha esse nome.
se vc tivesse essa estrutura por exemplo:

java
  |_br
      |_minha
             |_classe
                    |_Teste.java

se vc colocar a pasta java no classpath, o compilador vai sempre procurar sua classe a partir desse caminho.
entendeu???
Fica como tema de casa vc configurar isso e fazer funcionar.

[]'s

Cara, não deu certo, olha só como tá meu diretório:

D:\ JSP-Servlet\ beerV1\ src\ com\ example\ web\ SelectBeer.java model\ ExpertBeer.java

Na classe ExpertBeer eu tenho:

package com.example.model;

Até aqui tudo bem, ai na classe SelectBeer eu tenho:

import com.example.model.*;

Ai na hora de compilar essa classe da erro.

Olha como tá minhas variáveis de ambiente:

CLASSPATH = .;C:\Arquivos de Programas\Apache Software\Tomcat\commom\lib\servlet-api.jar;D:\JSP-Servlet\beerV1;JAVA_HOME

JAVA_HOME = C:\Arquivos de Programas\Java\jdk1.5.0_09

PATH = C:\Arquivos de Programas\Java\jdk1.5.0_09\bin;C:\Sun\AppServer\bin

Já to desanimando… :frowning:

Alguém me ajuda, o que estou fazendo de errado???

Cara, funcionou!!! hahahahhha

Reli o tutorial do GUJ sobre CLASSPATH, eu estava colocando o caminho assim:

D:\JSP\Servlet\beerV1

ai vi que tinha que colocar asssim:

D:\JSP\Servlet\beerV1\scr

O nome do pacote ele já acrescenta automaticamente…

Valeu mesmo pela ajuda…t+