Erro Ireport

Pessoal,
to tentando fazer um relatório no Ireport, faço a coneção com o banco de dados (testo a conexao com sucesso), escrevo uma field, e quando escrevo a query o Ireport não encontra os campos da tabela e mostra o seguinte erro: Invalid object name ‘NOME DA TABELA’.
Como posso resolver isso? - Estou seguindo os passos de um tutorial do Ireport.

[quote=“patyagm”]Pessoal,
to tentando fazer um relatório no Ireport, faço a coneção com o banco de dados (testo a conexao com sucesso), escrevo uma field, e quando escrevo a query o Ireport não encontra os campos da tabela e mostra o seguinte erro: Invalid object name ‘NOME DA TABELA’.
Como posso resolver isso? - Estou seguindo os passos de um tutorial do Ireport.[/quote]

Paty,

Ao que parece é necessário vc acertar sua query, pois lá na query deve estar referenciando a esse texto ‘NOME DA TABELA’. É provável que vc tenha que substituir este texto pelo nome real da sua tabela na base de dados. :grin:

Algo como isso:


// Trocar isso:
SELECT * FROM NOME DA TABELA

// Por 

SELECT * FROM CLIENTE

Onde CLIENTE é o nome real da tabela na base de dados.

@braços,
Cleiton

ccllss, eu coloquei nome da tabela, só para postar.

na query esta o seguinte : select cod_exame from H_BSExame

[quote=“patyagm”]ccllss, eu coloquei nome da tabela, só para postar.

na query esta o seguinte : select cod_exame from H_BSExame[/quote]

Paty,

Ok. Se sua query está certa esse erro que está ocorrendo é pq em algum lugar do teu relatório está definido esta expressão.

Faz assim… O teu arquivo de relatório é um arquivo XML, abra-o em um editor XML ou de texto mesmo e procure por essa expressão e veja onde está definida.

Qual tutorial é esse que vc está seguindo. Se puder postar aqui a gente pode ver.

@braços,
Cleiton

No XML não tem nada falando sobre o erro: Invalid object name ‘NOME DA TABELA’ .

O tutorial eu peguei no http://www.guj.com.br

Eu tive a impressão que ele colocou NOME DA TABELA só para exemplificar no post, NOME DA TABELA se refere a tabela dele (no caso H_BSExame) e não há string “NOME DA TABELA” propriamente dita :slight_smile:

Então, você esta executando dentro do iReports?! configurou uma conexão (fonte de dados -> conexões -> etc)?! se vc testar essa conexão funciona!?
E chamando do java geralmente vc passa a conexão por parâmetro

[quote=“luBS”]Eu tive a impressão que ele colocou NOME DA TABELA só para exemplificar no post, NOME DA TABELA se refere a tabela dele (no caso H_BSExame) e não há string “NOME DA TABELA” propriamente dita :slight_smile:

Então, você esta executando dentro do iReports?! configurou uma conexão (fonte de dados -> conexões -> etc)?! se vc testar essa conexão funciona!?
E chamando do java geralmente vc passa a conexão por parâmetro[/quote]

HUM… :roll: Eu mal entendi pq no primeiro post ele havia colocado como sendo erro retornado.

Invalid object name 'NOME DA TABELA'. 

:lol: Foi mal…

luBS - fiz a conexao e foi testada com sucesso, quando eu escrevo a query no Ireport, ele não encontra a tabela da query, daí da o erro: Invalid object name H_BSExame. É essa a minha dúvida, quando testo a conexão,funciona, mas não encontra a tabela e seus campos.

puts, e vc esta digitando o sql no lugar certo?! hehe vai em datasource (ou fonte de dados) -> Report query (ou query do relatorio) -> aba report query -> coloca query language SQL -> Digita o sql.

Não sou muito de relatório, mas quando configurei só fiz isso, criei a conexão e fiz a query, nada mais. A menos que a tabela realmente não existe na database conectada.

ps: uso o iReport 1.2 ainda :razz:

To colocando a query no lugar certo sim.Não sei se existe essa possibilidade, mas to achando que pode ter alguma coisa haver com biblioteca do SQLServer2000.To procurando algum lugar para encontrar adicionar biblioteca…sei lá …to tentando qq coisa .rs.Já fiz um relatório, mas tem muito tempo, não lembro muito bem, por isso to fazendo junto com o tutorial…