Erro: java.lang.OutOfMemoryError: Java heap space

Pessoal, to usando o NetBeans e fiz uma busca no banco de dados, e deu o erro abaixo.Alguem pode me ajudar? Como resolvo isso?

HTTP Status 500 -

type Exception report

description The server encountered an internal error () that prevented it from fulfilling this request.

exception

javax.servlet.ServletException: Servlet execution threw an exception
org.netbeans.modules.web.monitor.server.MonitorFilter.doFilter(MonitorFilter.java:368)

root cause

java.lang.OutOfMemoryError: Java heap space
java.util.ArrayList.ensureCapacity(ArrayList.java:169)
java.util.ArrayList.add(ArrayList.java:351)
DAO.BuscarFenotipoDAO.varrerArrayListPac_Codigo(BuscarFenotipoDAO.java:180)
Controller.BuscarFenotipo.processRequest(BuscarFenotipo.java:160)
Controller.BuscarFenotipo.doPost(BuscarFenotipo.java:237)
javax.servlet.http.HttpServlet.service(HttpServlet.java:709)
javax.servlet.http.HttpServlet.service(HttpServlet.java:802)
org.netbeans.modules.web.monitor.server.MonitorFilter.doFilter(MonitorFilter.java:368)

note The full stack trace of the root cause is available in the Apache Tomcat/5.5.17 logs.

Apache Tomcat/5.5.17

Cabo a memória, ou vc da mais memória ou faz paginação na sua busca.
Quantos registros vc esta retornando nessa busca?!

Isso ai é falta de memória do sistema, aqui em casa aconteceu o mesmo quando inseri quase 7 milhoes de registros no mysql para fazer um teste de performance;

Realmente, a tabela que estou fazendo é muito grande.Tem como eu resolver isso???

utiliza pagina, tem um fremawork muito bom taglib…

Coloque esses parâmetros na JVM:

-Xms128m -Xmx256m -XX:PermSize=64m -XX:MaxPermSize=128m

aumente a memória conforme suas necessidades.

NotANumber, pode ser a pergunta mais idiota do mundo,mas aonde esta JVM, por enquanto to rodando tudo no NetBeans.Como faço para colocar tais parâmetros?Aonde?

patyagm, aumentando a memória do java vc não vai resolver o problema, apenas adia lo para uma nova data, a tabela vai continuar crescendo e uma hora vai acabar a memória de novo, vc acha que isso é certo?! fora que vc vai ter problemas de performasse na sua busca. Utilize paginação de dados, vc esta fazendo a consulta com sql normal ou ejbql ou criteria do hibernate?! o que você esta usando?!
talvez esse fds eu poste num blog umas classes que vão resolver seu problema, ai te passo, mas não é garantido que eu tenha tempo.

luBS, to fazendo consulta SQL comum.Assim que vc tiver postado uma das classes me avisa, enquanto isso vou tentar dar uma estudada sobre paginação de dados.