Erro : javax.faces.el.PropertyNotFoundException - metodo nao executa

11 respostas
F

Pessoal,

estou tentando chamaR um metodo numa opcao do selectOneRadio, mas ele sempre acusa o seguinte erro:

javax.faces.el.PropertyNotFoundException: Bean: br.transportes.FilialBean, property: atualizarFilial

<h:panelGrid id="panelLista" columns="1" rendered="#{filialBean.taxaEscohida}" >
      <t:selectOneRadio id="opcoesTaxas" forceId="true" forceIdIndex="true" 
          onclick="formata_opcao(this)" layout="spread" value="#{filialBean.codTaxa}" >
              <t:selectItems var="fValores" value="#{filialBean.listaTaxas}"
                 itemLabel="#{fValores.descricao}" itemValue="#{fValores.codTaxa}" />

<a4j:jsFunction id="js1" name="tpAtualiza" action="#{filialBean.atualizarFilial}"/>
        </t:selectOneRadio>

É na linha do a4j o erro…mas a classe esta certinha…só acusa o erro ai.

11 Respostas

E

Amigo da uma olhada no seu bean para ver se existe esse método com esse nome ou o nome ta diferente.

Para teste deixa esse método com um tipo de retorno String , para ver!

F

erato690:
Amigo da uma olhada no seu bean para ver se existe esse método com esse nome ou o nome ta diferente.

Para teste deixa esse método com um tipo de retorno String , para ver!

Entao , erato690

ele esta certinho, tanto que tenho um botao no fim do codigo chamando o mesmo metodo:

<h:commandLink id="atualizaBotao" title="Atualizar" actionListener="#{filialBean.atualizarFilial}">
     <h:graphicImage url="figuras/armaz/atualizarOk.jpg" styleClass="flir"/>
    </h:commandLink>
E

So para ficar mais claro esse seu metodo da dessa forma ne:

public void metodoActionListener(ActionEvent e){
//alguma coisa é feita aqui.
}

tira esse paramerto e chama o metodo.

F

erato690:
So para ficar mais claro esse seu metodo da dessa forma ne:

public void metodoActionListener(ActionEvent e){
//alguma coisa é feita aqui.
}

tira esse paramerto e chama o metodo.

vixi, se eu tiro esse metodo, ele ja acusa erro em um monte de lugar por causa dos try catch

O método em si, funciona tranquilo, ja fiz varios testes(verifiquei o managed), não entendo porque ele esta dizendo que nao esta encontrando a referencia quando chamo ele na escolha do botao

E

nao tira o metodo mas so o parametro deixa ele assim

public void meuMetodo(){
//seu codigo
}

Esse erro deve esta sendo causado porque esse seu metodo recebe como parametro um ActionEvent que serve para eventos de botao de ActionListener , mas na tela voce ta chamando esse mesmo metodo mas atraves de uma action assim a assinatura do metodo nao bate.

F

erato690:
nao tira o metodo mas so o parametro deixa ele assim

public void meuMetodo(){
//seu codigo
}

Esse erro deve esta sendo causado porque esse seu metodo recebe como parametro um ActionEvent que serve para eventos de botao de ActionListener , mas na tela voce ta chamando esse mesmo metodo mas atraves de uma action assim a assinatura do metodo nao bate.

Entao,

Se tiro os parametros, nao da erro algum, mas ai os calculos ficam tudo parado, inclusive o botao que clico para atualizar, deixar de funcionar, sem erros, mas tambem nao atualiza nada

E

Se voce tiver falando desse botao muda ele para action:

<h:commandLink id="atualizaBotao" title="Atualizar" actionListener="#{filialBean.atualizarFilial}">  

Se nao for posta o codigo completo da sua pagina e do seu bean!

R

Criou os gets e sets?

F

Entao galera,

os botoes estao funcionando beleza, ele chama os metodos e boa…isso ja esta rodando beleza.

o problema é que queria que atualizasse(chamasse o metodo) quando eu escolhesse um item do selectOneRadio, é isso que esta dando problema, conforme mencionei la em cima,

o resto (botoes e etc) esta rodando tranquilo…o problema é esse radio, na hora que tento chamar o metodo e da o erro que falei

E

fabio posta o codigo do bean e da pagina ai !

F

Em vez de colocar o a4j:jsFunction, coloquei um botao chamando o mesmo metodo, dessa forma:

funcionou beleza…chamou o metodo e atualizou…mas eu nao quero o botao, quero que na escolha do selectOneRadio…com certeza o problema nao é no metodo nem no maneged

Criado 13 de outubro de 2011
Ultima resposta 13 de out. de 2011
Respostas 11
Participantes 3