Não sei mais o que faço, que raios é isso ??
Outros projetos compilam, dai tenho que refazer o servlet pra resolver ! Isso é simplesmente de uma hora pra outra !
Muito grande cara, e digo a vc, esta tudo ok…eu vinha compilando blz…de repente acontece isso. To achando que é bug do Netbeans 6.1
É muito esquisito.
bruno_savi
cola a linha 20 a 24
mais ou menos
laelsonc
Meu sistema segue o padrão MVC.
Nem tenho idéia de qual arquivo pegar as linhas.
A pagina que vinha trabalhando era um módulo interno pelo qual ele nem é acionado
na depuração inicial. Já tirei, comentei ele e nada. Na verdade vinha trabalhando normal e de repente “puft”. ME aparece isso.
laelsonc
Galera, é como eu falei. O lance é que o Projeto encana com os arquivos com extenção JSP.
Criei um outro servlet e ele compila no mesmo projeto. Dai eu crio uma página JSP de teste e mando ela como
página de boas vindas. O Erro aparece. Crio uma HTML e ela abre normalmente. É como se tivesse perdido alguma configuração.
agodinho
tenta em outro micro cara, com configuração limpa.
laelsonc
Cara, não acho que seja lance de micro. Ja instalei e desistalei o NetBeans. Outros projetos funcionam blz. Somente esse e so com arquivos JSP.
Ele perdeu algum mapeamento para páginas JSP. Isso ja aconteceu várias vezes e eu tive que refazer o Servlet ( colando os códigos em um novo )
para ele recuperar esse “mapeamento”. Não posso mais correr desse problema.
Será que ninguem nunca passou por algo parecido por aq ?
bruno_savi
sem ver o codigo é dificil ver o problema…
tente olhar se ele ta compilando direito delete os class
e recompile.
laelsonc
Vc leu minha ultima msg ?
Ele esta compilando sim. Só não compila quando é para abrir uma JSP. Qualquer uma que seja. Simples ou não.
D
davidpadilha
Po cara, sua jsp deve ter alguma coisa errada no meio dela, ta bem claro falando que não conseguiu compilar a jsp…da uma olhada em todas suas JSP pq alguma delas tem um problema!
bruno_savi
LI SUA MENSAGEM SIM…
E VC DIZ QUE FUNCIONA QDO VC COPIAVA O CODIGO E COLAVA EM OUTRO ARQUIVO
logo isso é problema de compilação cache qualquer coisa do tipo.
delete os .class e recompile.
deve ter alguma coisa temporaria conflitando.
laelsonc
Obrigado a todos.
agodinho
a tools.jar está no classpath?
laelsonc
O tools.jar estando errado não impediria de compilar outros projetos ?
Eu compilo qualquer coisa normal. So dah pau com JSP.
Se não, como eu configuro para o projeto especifico entao.
Meu sistema estava todo ok. So foi eu criar uma nova pasta e começar a mecher em um arquivo JSP q deu esse erro.
Daí eu já exclui o arquivo e fiz diabo a quatro e nada.
Pense na dor de cabeça com isso.
luistiagos
isto me cheira a erro de versão de VM… qual a versão da VM que esta utilizando?
pode ser que esteja usando a jvm 4 e esteja utilizando jars com a 5 ou 6…
tente oscilar as versões da vm pra ver se não melhora o tomcat e meio chatinho nisto…
luistiagos
veja bem o seu tomcat tenque utilizar a mesma versão da vm… se vc tentar executar algo em uma app com a versão da vm 5 e o tomcat para a 4 vai dar este pau…
laelsonc
Onde é que eu vejo as versões ?
E como eu faria pra deixar elas iguais ?
R
raphaelrabadan
Este erro parece ser devido ao tomcat estar usando os pacotes do JRE ao invés do JDK para compilar suas classes. Dá uma verificada.
laelsonc
Não sei onde ver isso. Como faço ?
pimenta
Dá pra você copiar RESUMIDAMENTE o código de sua JSP?
Vê se está declarando corretamente ass JSTL se as tiver usando.
Vê se os imports de sua JSP estão corretos.
Vê se não está faltando alguma library no seu projeto.
laelsonc
Da qual em questão..rs. Tenho mais de 20 JSP. O ruim é que não diz na qual esta o erro, se é q tem um erro em alguma delas.
Quando eu aperto F5 no erro tras o seguinte:
A primeira JSp que o Servlet chama é essa redireciona.jsp. Mas olha, é como falei estava tudo ok. Não tem nenhum erro nelas.
Vi que na pasta do apache as classes não se encontram mais os arquivos que tem uma underline no final. É como se não estivessse mesmo
compilando no lugar certo.
pimenta
Você tá fazendo o deploy na mão?
laelsonc
não.
pimenta
Coisas do além acontecem…
laelsonc
Cara aperriado, contas pra pagar, filhos pra criar…e ainda vem as coisas do além…kkk
Rir pra não chorar.
jeroqueiroz
Conseguiram resolver este problema?
Podem descrever?
ribclauport
Sua exeção está dizendo que não há um metodo em questão!
Ou seja seu ambiente provavelmente está encontrando um servlet-api.jar no classpath, e a versão do mesmo deve ser antiga ou imcopatível com
seu ambiente, após reconstruir seu projeto devidamente se isso não resolver, procure retirar a classe servlet-api.jar duplicada para as entradas do classpath,
Se “estivesse” usando tomcat 6 por exemplo, o container tomcat busca “serlvet-api e jsp-api.jar” dentro do diretório lib de instalação do tomcat, e se hover outras apis com o mesmo nome por exemplo em alguma “pasta” do se projeto como par exemplo WEB-INF/lib da sua webapp ou
Em outro lugar envolvido com o servidor de execução, tal como no Lib / ext do JDK ou JRE. faça uma busca no seu so por estes nomes “servlet-api.jar ou servlet.jar ou jsp.jar ou jsp-api.jar” e retire as entradas,[color=red] CUIDADO[/color]:“guarde os locais das alterações para qualquer coisa copiar os jars para seus lugares antigos”, enfim resumindo acredito que seu servidor de aplicação está conflitando com o jar de outro lugar.
veja este post semelhante, apesar de ser do tomcat o princípio é o mesmo:
Bom, complementando, você tentou criar um projeto novo somente com uma jsp, tipo “Oi Mundo” e compilar?
Faça isso primeiramente, para anular a idéia de algum erro em sua “app” mesmo que estava funcionando antes… pois se o erro se repetir, ae meu amigo
acredito que e o mais fácil é fazer na força bruta mesmo, reeinstalar jdk, netbeans, servidor… e acredite ja fiz isso durante projetos, pois ás vezes demora mais para descobrir o problema do que reeinstalar tudo, mas como eu disse tem que comprovar com uma aplicação simples que o problema é no ambiente mesmo…
Espero ter ajudado.
jeroqueiroz
Obrigado ribclauport.
Conseguiu resolver, alterei o tomcat e funcionou.
ribclauport
Por favor descreva qual a altreração fez no tomcat, para futuras consultas saberem como proceder.
Obrigado.
jeroqueiroz
Eu estava usando o Tomcat 7, porém estava com uma versão executável , sendo que havia outra versão na maquina que tinha sido instalada através do instalado do windows, porém achei que devido algumas libs que uso neste Tomcat que já tinha instalado poderia esta causando o problema, logo baixei o zip e descompactei em uma pasta e add ele a este novo projeto, porém creio que precisaria de alguma configuração com a localização do JDK, logo optei por apagar este executável e instalei a versão 6 do Tomcat através do instalado do windows por ser mais pratico e funcionou perfeitamente.
Obrigado pela atenção.
M
Mishell
Esse erro deu quando eu estava fazendo testes em Servlets/JSP 2.4, só consegui colocar pra rodar quando mandei executar com um tomcat recém descompactado!
JMan
Vc esta com algum problema em seu ambiente, os JSP não estão sendo compilados corretamente; tente reinstalar o seu ambiente… ou … pode compilar cada JSP na mão…