estou tentando fazer a conexão no banco de dados mais não estou conseguindo vou deixar o código aqui embaixo para ver se alguém consegue descobrir o erro…!
Não estou conseguindo instalar aquele JDBC vc sabe como instalar ele…?
ViniGodoy
O jdbc já vem instalado. Ele é parte do J2SDK.
O .jar do MySql está no seu classpath?
edymrex
No eu não sabia disso pra min tinha que instalar o JDBC separadamente cara me desculpe mais não sei direito o que é classpath é o caminho por onde percorre os processos do programa…??
edymrex
Cara li um artigo aki no site mesmo que classpath é uma variavel de ambiente então e so colocar o caminho do . jar do sql mas para executar mais qual .jar?? quem veem no Mysql conector/J…??
ViniGodoy
Isso mesmo.
Mas para conectar com isso você vai ter que ter na sua máquina um banco de dados mySql, chamado teste, com o usuário root e sem senha.
Você tem esse banco de dados?
edymrex
Tenho sim cara já trabalhei com banco de dados mas soh com .net criei um banco basicão aki chamado de teste soh para fazer a conexão, o banco que eu tenho é o mysql é o usuário é root e é sem senha mesmo, mas no caso vou ter que criar uma nova variável de ambiente no windows…? com o nome classpath?
edymrex
O nome do .jar que vc falow que veem zipado no Mysql conector/J é
mysql-connector-java-5.0.4-bin.jar…??
ViniGodoy
Isso. Esse é o cara que tem que entrar no seu classpath.
ViniGodoy
Se você estiver usando um IDE, como Eclipse ou Netbeans, certamente terá um local onde configurar o classpath no seu projeto.
No Eclipse, tem a opção “Configure Build Path”, que pode ser acessada pelo popup menu do botão direito.
Se estiver rodando/compilando na mão, o javac e o java tem a cláusula -classpath
Por exemplo:
java -classpath mysql-connector-java-5.0.4-bin.jar;. NomeDaSuaAplicacao
No cara viajei aki tava mexendo na variavel de ambiente do windows,
eu uso eclipse 3.2 juntamente com JBoss vo da uma mexida aki se pintar dúvida eu te pergunto mais obrigado pela ajuda ai…!
ViniGodoy
Pois é, outra alternativa é alterar a variável de ambiente mesmo. O java consulta essa variável.
Mas eu particularmente não sou fã disso, até porque com um .jar não é necessário.
ViniGodoy
Se você está usando o Eclipse, basta colocar o jar na pasta do seu projeto, clicar com o botão direito nele e selecionar:
Nop cara nunca pensei que conectar no banco em java fosse tão chato,mais sempre que eu prescisar de conctar com o banco vou ter que fazer esse procedimento…?? bem cara até o momento não consegui eu seguindo o que vc está falando fui na opção no eclipse Configure Build Path mais depois não sei o que fazer…ai tem java build path dai o que eu faço…??
edymrex
pera ai cara vou tentar…!
ViniGodoy
Você tem que ver que o java só fornece uma especificação para os fabricantes do banco de dados, que daí produzem um jar específico.
Para testes você pode usar o driver jdbc:odbc, que é parte do java, e não precisa de jar externo. Ele abre uma conexão odbc qualquer.
Com a MS não é muito diferente, mesmo no ODBC você sempre tem que instalar algum driver ou coisa parecida. Encare essa .jar como esse driver.
edymrex
cara como vc fez para colocar a imagem ai quero te mostrar se não fica dificil de visualizar o que eu estou fazendo
edymrex
Consegui cara valew mesmo …!!!
mais aki sempre que eu fazer a conexão com o banco de dados vou ter que colocar o .jar na pasta de projetos…??
ViniGodoy
Vai sim. Sempre que for usar o programa, o jar tem que estar lá, dentro deu classpath.