Erro na conexão

21 respostas
edymrex

estou tentando fazer a conexão no banco de dados mais não estou conseguindo vou deixar o código aqui embaixo para ver se alguém consegue descobrir o erro…!

package br.com.jdbc;

import java.sql.Connection;
import java.sql.DriverManager;
import java.sql.SQLException;

import javax.swing.JOptionPane;

public class JDBCExemplo {

/**
	 * @param args
	 */
	public static void main(String[] args) 
	{
		try
		{
			Class.forName("com.mysql.jdbc.Driver");
			Connection con =DriverManager.getConnection("jdbc:mysql://localhost/teste","root","");

JOptionPane.showMessageDialog(null,"Banco conectado","Atenção",JOptionPane.WARNING_MESSAGE);
		}
		catch(Exception e)
		{
			e.printStackTrace();
		}

}

}

21 Respostas

ViniGodoy

Coloca a StackTrace do erro aí! :slight_smile:

edymrex
java.lang.ClassNotFoundException: com.mysql.jdbc.Driver

at java.net.URLClassLoader$1.run(Unknown Source)

at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method)

at java.net.URLClassLoader.findClass(Unknown Source)

at java.lang.ClassLoader.loadClass(Unknown Source)

at sun.misc.Launcher$AppClassLoader.loadClass(Unknown Source)

at java.lang.ClassLoader.loadClass(Unknown Source)

at java.lang.ClassLoader.loadClassInternal(Unknown Source)

at java.lang.Class.forName0(Native Method)

at java.lang.Class.forName(Unknown Source)

at br.com.jdbc.JDBCExemplo.main(JDBCExemplo.java:18)
edymrex

Não estou conseguindo instalar aquele JDBC vc sabe como instalar ele…?

ViniGodoy

O jdbc já vem instalado. Ele é parte do J2SDK.

O .jar do MySql está no seu classpath?

edymrex

No eu não sabia disso pra min tinha que instalar o JDBC separadamente cara me desculpe mais não sei direito o que é classpath é o caminho por onde percorre os processos do programa…??

edymrex

Cara li um artigo aki no site mesmo que classpath é uma variavel de ambiente então e so colocar o caminho do . jar do sql mas para executar mais qual .jar?? quem veem no Mysql conector/J…??

ViniGodoy

Isso mesmo.

Mas para conectar com isso você vai ter que ter na sua máquina um banco de dados mySql, chamado teste, com o usuário root e sem senha.

Você tem esse banco de dados?

edymrex

Tenho sim cara já trabalhei com banco de dados mas soh com .net criei um banco basicão aki chamado de teste soh para fazer a conexão, o banco que eu tenho é o mysql é o usuário é root e é sem senha mesmo, mas no caso vou ter que criar uma nova variável de ambiente no windows…? com o nome classpath?

edymrex

O nome do .jar que vc falow que veem zipado no Mysql conector/J é
mysql-connector-java-5.0.4-bin.jar…??

ViniGodoy

Isso. Esse é o cara que tem que entrar no seu classpath.

ViniGodoy

Se você estiver usando um IDE, como Eclipse ou Netbeans, certamente terá um local onde configurar o classpath no seu projeto.

No Eclipse, tem a opção “Configure Build Path”, que pode ser acessada pelo popup menu do botão direito.

Se estiver rodando/compilando na mão, o javac e o java tem a cláusula -classpath

Por exemplo:
java -classpath mysql-connector-java-5.0.4-bin.jar;. NomeDaSuaAplicacao

ViniGodoy

Tem exemplos aqui:
http://java.sun.com/j2se/1.4.2/docs/tooldocs/windows/javac.html#commandlineargfile

edymrex

No cara viajei aki tava mexendo na variavel de ambiente do windows,
eu uso eclipse 3.2 juntamente com JBoss vo da uma mexida aki se pintar dúvida eu te pergunto mais obrigado pela ajuda ai…!

ViniGodoy

Pois é, outra alternativa é alterar a variável de ambiente mesmo. O java consulta essa variável.

Mas eu particularmente não sou fã disso, até porque com um .jar não é necessário.

ViniGodoy

Se você está usando o Eclipse, basta colocar o jar na pasta do seu projeto, clicar com o botão direito nele e selecionar:

Build Path
Add to Build Path

edymrex

Nop cara nunca pensei que conectar no banco em java fosse tão chato,mais sempre que eu prescisar de conctar com o banco vou ter que fazer esse procedimento…?? bem cara até o momento não consegui eu seguindo o que vc está falando fui na opção no eclipse Configure Build Path mais depois não sei o que fazer…ai tem java build path dai o que eu faço…??

edymrex

pera ai cara vou tentar…!

ViniGodoy

Você tem que ver que o java só fornece uma especificação para os fabricantes do banco de dados, que daí produzem um jar específico.

Para testes você pode usar o driver jdbc:odbc, que é parte do java, e não precisa de jar externo. Ele abre uma conexão odbc qualquer.

Com a MS não é muito diferente, mesmo no ODBC você sempre tem que instalar algum driver ou coisa parecida. Encare essa .jar como esse driver. :wink:

edymrex

cara como vc fez para colocar a imagem ai quero te mostrar se não fica dificil de visualizar o que eu estou fazendo

edymrex

Consegui cara valew mesmo …!!!
mais aki sempre que eu fazer a conexão com o banco de dados vou ter que colocar o .jar na pasta de projetos…??

ViniGodoy

Vai sim. Sempre que for usar o programa, o jar tem que estar lá, dentro deu classpath.

Criado 24 de janeiro de 2007
Ultima resposta 25 de jan. de 2007
Respostas 21
Participantes 2