Estou criando uma página JSP simples onde lá eu crio um objeto de uma classe
Cliente. Não quero usar Java Beans, só criar o objeto e trabalhar com o mesmo
na página, mas estou obtendo um erro; o mais estranho é que o classpath está OK, já
que consigo acessar esta classe usando outra classe java, mas dentro do JSP o mesmo
me retorna o erro.
Classe:
public class Cliente{
public Cliente() {
}
}
Página JSP:
[code]<%@ page import = "java.util.*"%>
<HTML>
<HEAD>
<TITLE></TITLE>
</HEAD>
<BODY>
<%
Cliente c = new Cliente();
%>
</BODY>
</HTML>[/code]
Erro:
[code]org.apache.jasper.JasperException: Unable to compile class for JSP
An error occurred at line: 8 in the jsp file: /jsp/sitetcc/index.jsp
C:\Arquivos de programas\Apache Group\Tomcat
4.1\work\Standalone\localhost\examples\jsp\sitetcc\index_jsp.java:50: cannot resolve
symbol
symbol : class Cliente
^
An error occurred at line: 8 in the jsp file: /jsp/sitetcc/index.jsp
Generated servlet error:
C:\Arquivos de programas\Apache Group\Tomcat
4.1\work\Standalone\localhost\examples\jsp\sitetcc\index_jsp.java:50: cannot resolve
symbol
symbol : class Cliente
^
2 errors
Na verdade não estou empacotando a classe cliente, ela está solta, ou seja, eu construí a classe, compilei, disponilizei o .class em um diretório que meu classpath está mapeando e queria utilizar no JSP. É possível???
ps: Aquele pacote que importei “java.util.*” é para utilizar a classe Date() do Java.
bom para utilizar um objeto dentro de um JSP
não tenhu muito certeza disso mas parece-me que segundo diz o conceito do J2EE as suas classes devem estar empacotadas e esse empacotamento deve estar dentro de WEB-INF/classes
bom jah fiz alguns teste e de tanto bater a cabeça agora eu sempre sigo uma pratica de empacotamento das minhas classes e beans, pq, pq quando vc vai utilizar um objeto ou um bean vc primeiro tem que realizar um
para que assim vc possa ter visão das suas classes e beans, podendo entaum utiliza-los
de outro jeito fora esse eu ainda não consegui utilizar :sad:
mas faz isso ai empacota a sua classes dentro de um pacote q vc definir o nome compila ele, e depois na sua pagina JSP vc realiza um import do seu pacote, dai entaum tente instanciar um objeto da classe
ps.: sei q isso é meio redundante mas, para empacotar coloque o comando package nomeDoPacote; no inicio da sua classe java antes de qq import que vc irá realizar. Como deve ficar isso dentro da pasta WEB-INF/classes :?:
vc tera uma subpasta dentro que ficará mais ou menos assim:
e dentro dessa pasta estarão os seus .class
se estiver desse jeito entaum tudo teoricamente tem que funcionar