Boa noite, estou começando a estudar java web a pouco tempo, estou estudando pela apostila da caelum. Estou tentando fazer um exercício na qual ele pede para fazer um pequeno formulário como página e preencher esse tal formulário para que os dados vá para o banco de dados. Bom, fiz o formulário e deu certo, apareceu lá na página web, o problema está quando eu preencho o formulário e clico em gravar que aparece esse erro: java.lang.RuntimeException: java.sql.SQLException: No suitable driver found for jdbc:mysql://localhost/test
O mais engraçado que eu consegui fazer uma vez, só que quando fui adicionar outra vez, apareceu o erro. Alguém pode me ajudar?
Ola ,
Antes de mais nada clique com o botão direito do mouse no jar do mysql e selecione ->Configure BuildPath -> add to build path,
Mas o mais correto seria você criar uma biblioteca sua com os jars que vai usar durante o projeto.
Se não funcionar posta o seu método de conexão ai, para agente ver.
public class ConnectionFactory {
public Connection getConnection(){
try{
return DriverManager.getConnection(“jdbc:mysql://localhost/teste”, “root”, “edy020411”);
} catch (SQLException e) {
throw new RuntimeException(e);
}
}
}
[/quote]
Beleza tenta assim…
import java.sql.Connection;
import java.sql.DriverManager;
import java.sql.SQLException;
public class Conexao {
public static Connection getConnection() {
try {
Class.forName("com.mysql.jdbc.Driver");
String url = "jdbc:mysql://localhost/seu_banco";
String username = "root"; //nome de um usuário de seu BD
String password = " "; //sua senha de acesso
Connection connection = DriverManager.getConnection(url, username, password);
return connection;
} catch (ClassNotFoundException e) { //Driver não encontrado
System.out.println("O driver expecificado nao foi encontrado." + e);
return null;
} catch (SQLException e) {
//Não conseguindo se conectar ao banco
System.out.println("Nao foi possivel conectar ao Banco de Dados." + e);
return null;
}
}
}
Eu também tive problemas com o modelo de conexão da apostila quando a usei a primeira vez. acredito que dessa forma funcione.
Depois você cria uma classe com main e chama ela só para testar a conexão.
Continua da mesma forma. O pior é que eu consegui uma vez, só que quando eu tentei adicionar um segundo, deu esse erro. E o arquivo está na devida pasta
cara isso só pode ser erro no build path.
clica com direito encima do projeto -> build path -> configure build path
ve se tem algum x vermelho em algum jar da tua aplicação e tenta tirar ele,
já vi projeto com dois drivers que o java não sabia qual usar e simplesmente não usava nenhum…
se tiver alguma biblioteca com x vermelho dá um remove nela…
até porque o codigo do joaoabi está certo
todos os meus projetos com jdbc estão com a conexão igual o dele…
Tinha um x vermelho e eu removi. Quando eu fiz o teste da conexão apareceu isso:
Nao foi possivel conectar ao Banco de Dados.java.sql.SQLException: Access denied for user ‘root’@‘localhost’ (using password: YES)
Conexão Aberta
Exception in thread “main” java.lang.NullPointerException
at br.com.caelum.jdbc.teste.TestaConexao.main(TestaConexao.java:12)
[quote=edyfran]Tinha um x vermelho e eu removi. Quando eu fiz o teste da conexão apareceu isso:
Nao foi possivel conectar ao Banco de Dados.java.sql.SQLException: Access denied for user ‘root’@‘localhost’ (using password: YES)
Conexão Aberta
Exception in thread “main” java.lang.NullPointerException
at br.com.caelum.jdbc.teste.TestaConexao.main(TestaConexao.java:12)
[/quote]
ai eu vejo que,o banco não está aceitando a senha e alguma variavel que deveria receber algum valor não está recebendo(ele está nulo)que está na TestaConexao linha 12
ve se consegue resolver isso ai,se não conseguir coloca o codigo aqui…