daew galera… estou no comeco do curso d sis e estamos no java basico ainda. eu tenho q entregar hj um trabalho e n consigo faser o programa executar na sequencia que a professora pedio.
sequencia: o O programa principal deve conter somente o menu de opções e as chamadas aos métodos.
o Ao escolher a opção 1 ? Cadastro, o programa deve permitir que o usuário cadastre os dados várias vezes (utilizar estrutura de repetição).
o Ao escolher a opção 2 ? Listagem, o programa deverá mostrar os dados ordenados por um dos dados (vetor), a critério do programador (criar um método para ordenar os dados e outro para mostrar a listagem com os dados).
o Ao escolher a opção 3 ? Pesquisa, o programa pede para informar o que deseja consultar e mostra as outras informações (por exemplo, digita o nome e o prorama mostra o telefone) ou mostra uma mensagem: ?não cadastrado?, caso não encontre o que foi solicitado na pesquisa.
e o 4- sair do sistema
lembrando que materia so deve cair matriz, vetor, case… enfim o basico
meu programa esta assim:
import javax.swing.*;
class pd2mari {
public static void main(String [] args)
{
String[] produto=new String[100];
int [] codigo=new int[100];
int [] quant=new int[100];
int tam=cadastro(produto,codigo,quant);
int option;
do{
option=Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog(("1-Cadastro de produtos.\n2-Listagem dos produtos.\n3-Pesquisa de produtos.\n4-Sair")));
switch(option)
{
case 1 : cadastro (produto,codigo,quant);
break;
case 2 : listagem (produto,codigo,quant,tam);
break;
case 3 : pesquisa (produto,codigo,quant,tam);
break;
}
}while (option ==4);
System.exit(0);
}
public static int cadastro (String [] produto, int[] codigo, int [] quant)
{
int i=0;
do{
produto[i]=JOptionPane.showInputDialog("Digite o nome do produto: ");
if (produto[i].equals(""))break;
codigo[i]=Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("O codigo deste produto: "));
quant[i]=Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Quantidade em estoque: "));
i++;
}while (quant[i-1] !=0);
return (i);
}
public static void listagem (String[]produto,int[]codigo,int[]quant,int tam){
JTextArea lista=new JTextArea();
int i;
for(i=0;i<tam;i++){
lista.append (codigo[i]+" - "+produto[i]+" - "+quant+"\n");
}
JOptionPane.showMessageDialog(null,lista);
}
public static void pesquisa (String[]produto,int[]codigo,int[]quant,int tam){
int busca;
do{
busca=Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Digite o código do produto que deseja pesquisar: "));
if(busca==0)break;
int i;
for(i=0;i<tam;i++){
if (busca==codigo[i])
{
if(quant[i]==0)
{
JOptionPane.showMessageDialog(null,"produto: "+ produto[i]+"\nNão disponível!");
break;
}
else
{
JOptionPane.showMessageDialog(null,"produto: "+ produto[i]+"\nQuantidade em Estoque: "+quant[i]);
break;
}
}
}
if (i==tam)
JOptionPane.showMessageDialog(null,"Produto não cadastrado");
}while(busca!=0);
}
}