Erro no extends?

20 respostas
Adriana_Java

Ola pessoal,

Estou tentando rodar um exercicio do Deitel pag 438 e da erro no arquivo Ponto que criei como superclasse da classe Circulo será que estou falando besteira ??? :oops: a composicao dele é a seguinte:

// Definicao da classe Circulo

public class Circulo extends Ponto // herda arquivo criado e ja foi gerado o .class dele.
{
   protected double radius;

// construtor sem argumentos

public Circulo ()

{

// chamada para o construtor da superclasse começa aqui

setRadius (0);

}

// construtor 

public Circulo (double circuloRadius , int xCordinate ,int yCoordinate)

{
      // chama a superclasse paa configurar coordenadas

super();

// configura o raio

setRadius (circuloRadius);

}

// configura o raio do Circulo

public void setRadius (double circuloRadius)

{

radius = (circuloRadius >= 0.0 ? circuloRadius:0.0);

}

// obtem o raio do Circulo

public double getRadius()

{
       return radius;

}
      // calcula area do circulo

public double getRadius()

{
       return radius;

}

// calcula  area do Circulo 

public double area ()

{
      return Math.PI * radius*radius ; 

}    

// converte o circulo para uma String

public String toString() 
    {

return "Centro = " +" [ " + x + " , " + y + " ]" + " ; Radius = "+radius;

}

}   // fim da classe Circulo

O erro é esse:

^

20 Respostas

Sombriks

eu não tenho o Deitel, vc poderia por favor postar o ponto tb?

Rafael_Steil

Adriana, o erro da a entender que o Ponto.java nao existe no mesmo diretorio do Circulo.java

Rafael

Sombriks

bom, ele diz q tem um método q já foi definido em Círculo.
Se vc atentar bem, getRadius aparece duas vezes aqui no fórum, ehehehe…

e outra, na class original o construtor dela recebe x e y certo? pois ponha isso no super dela, Super() ==> super(x,y) , dessa maneira, os valores de parâmetro x e y vão direto para o cosntrutor do ponto. talvez por isso q ele acuse a não-existência desses dois.
e se num derc erto, referencia x e y com this.x e this.y tenta ae. Ah, e o q o rafael falou tb tem q ver, :slight_smile:

Mas eu acho q vc já resolveu, certo, :smiley:

C

Ele não está achando a classe ponto, como você disse que a classe ponto já está compilada, será que ela está no mesmo pacote? se não tiver é necessário fazer um import da classe.

você está implementando duas vezes o método getRadius().

As variáveis x e y não estão declaradas, você colocou como nome pra esses atributos: xCordinate e yCordinate

Sombriks

Mas a idéia é que ela use o xy da classe ponto, por isso estender Ponto.java

C

Falei besteira sobre o x e y. :oops:

Sombriks

owww não fique magoado, só aprenid isso onti, :mrgreen:

Adriana_Java

Ola pessoas …vc acreditam que estou ainda com dificuldades de rodar isso…como faço para fazer o impote da classe.???

Abraços…fico no aguardo

dark.wizzard

Para fazer um importe de uma classe para outra, seria assim:

import NomeDoPacote.NomeDaClasse

Espero ter ajudado.

marcelo_mococa

vc irá usar o import somente se tua classe ponto estiver em um diretorio diferente do q esta a classe circulo.

pra importar, vc usa: [quote] import nome_do_diretorio.Ponto;
lembrando q na sua classe ponto, vc deve fazer issu:
package nome_do_diretorio; [code]
marcelo_mococa

vc irá usar o import somente se tua classe ponto estiver em um diretorio diferente do q esta a classe circulo.

pra importar, vc usa:

import nome_do_diretorio.Ponto;

lembrando q na sua classe ponto, vc deve fazer issu:

package nome_do_diretorio;
Adriana_Java

Oi meus amigos…eu ainda nao consegui ja fiz o importe na classe Circulo, ja testei de todas as maneiras mas qdo vou rodar no prompt da erro como a classe filha (Circulo)nao reconhece a mae (Ponto) .E o pior que eu rodei no Eclipse e deu certo???porque sera que está assim…por fvr me ajudem…bjs :oops:

wandersonxs

coloque o link do projeto ai pra galera poder abaixar os arquivos e te ajudar!
ou pode enviálos pro meu email.

Abraços
Wanderson 8)

Adriana_Java

olá eu ainda nao consegui…o pior qe rodei no Eclipse e deu certo …a clase filha circulo nao está reconhecedo a classe mae ponto …bjs

C

Qual a sua estrutura de diretórios e como vc está compilando/rodando a sua aplicação?

Adriana_Java
Entao amigo a minha estrutura de diretorio é : C:\Documents and Settings\Adriana Cardoso\Exercicios_Java\Desenho onde  estão as classes : Ponto (mae) que ja gerou um .class , a Circulo (filha) que nao econhece a Ponto e a HerancaTeste todas no mesmo diretorio.E ja rodei no Eclipse e deu certo.

e quando vou compilar no prompt do xp a classe Circulo da erro pois nao reconhce a classe Ponto.

Por fvr vc tem alguma opiniao sobe isto...abraços
C

Adriana Java:

Entao amigo a minha estrutura de diretorio é : C:\Documents and Settings\Adriana Cardoso\Exercicios_Java\Desenho onde estão as classes : Ponto (mae) que ja gerou um .class , a Circulo (filha) que nao econhece a Ponto e a HerancaTeste todas no mesmo diretorio.E ja rodei no Eclipse e deu certo.
e quando vou compilar no prompt do xp a classe Circulo da erro pois nao reconhce a classe Ponto.

Por fvr vc tem alguma opiniao sobe isto...abraços</blockquote>

Parece que tá tudo certo. COmo estão as suas variáveis de ambiente do xp (JAVA_HOME, Path e CLASSPATH)?

B

OLa!!!
Você disse que no eclypse está rodando beleza, mas no prompt não verefica se você já compilou e ja foi gerado o .class
e la no prompt vc nao deve colocar o .class
exemplo;

errado

java nome.class

o correto é

java nome

B

OLa!!!
Você disse que no eclypse está rodando beleza, mas no prompt não verefica se você já compilou e ja foi gerado o .class
e la no prompt vc nao deve colocar o .class
exemplo;

errado

java nome.class

o correto é

java nome

Adriana_Java

Agradeço a todos consegui resolver…obrigada!!

bjs
Criado 9 de maio de 2005
Ultima resposta 31 de mai. de 2005
Respostas 20
Participantes 8