Erro no Ireport

14 respostas
marthian_2

Pessoal… por mais que eu mude a forma de chamar os relatorios pelo eclipse, ele sempre me retorna este eroo:

Exception in thread "main" java.lang.NoClassDefFoundError: org/codehaus/groovy/control/CompilationFailedException at java.lang.Class.getDeclaredConstructors0(Native Method) at java.lang.Class.privateGetDeclaredConstructors(Unknown Source) at java.lang.Class.getConstructor0(Unknown Source) at java.lang.Class.newInstance0(Unknown Source) at java.lang.Class.newInstance(Unknown Source) at net.sf.jasperreports.engine.JasperCompileManager.getCompiler(JasperCompileManager.java:476) at net.sf.jasperreports.engine.JasperCompileManager.loadEvaluator(JasperCompileManager.java:242) at net.sf.jasperreports.engine.fill.JRFillDataset.createCalculator(JRFillDataset.java:420) at net.sf.jasperreports.engine.fill.JRBaseFiller.<init>(JRBaseFiller.java:411) at net.sf.jasperreports.engine.fill.JRVerticalFiller.<init>(JRVerticalFiller.java:78) at net.sf.jasperreports.engine.fill.JRVerticalFiller.<init>(JRVerticalFiller.java:60) at net.sf.jasperreports.engine.fill.JRFiller.createFiller(JRFiller.java:147) at net.sf.jasperreports.engine.fill.JRFiller.fillReport(JRFiller.java:57) at net.sf.jasperreports.engine.JasperFillManager.fillReport(JasperFillManager.java:421) at net.sf.jasperreports.engine.JasperFillManager.fillReport(JasperFillManager.java:251) at repositorioProduto.gerar(repositorioProduto.java:23) at principal.main(principal.java:16)

Alguem pode me ajudar?

14 Respostas

W

Olá, caro companheiro…
Estava eu no google, buscando a mesma resposta que você, mas, infelismente, também não achei nada. Daí, continuei minha batalha ituitiva e, depois de tanto ler a mensagem do depurador, me veio a luz: Recentemente, troquei o iReport 3.5.2 pelo 3.5.3 e, descobri que ele utiliza recursos da tecnologia Groove, portanto, você deve ir até o diretório de instalação do iReport (…\JasperSoft\iReport-nb-3.5.3\ireport\modules\ext) e, importe para o teu projeto o groovy-all-1.5.5.jar. É isto…!

Espero ter ajudado!

Abraço!

DiegoSDias

Kra valew mesmo, realmente… A nova versão do IReport usa o Groovy, importei e funcionou fácil…

seguinte os JAR q precisei usar

commons-beanutils-1.8
commons-collections-2.1.1
commons-digester-1.7
commons-logging-1.0.4
groovy-all-1.5.5
iText-2.1.0
jasperreports-3.6.2

sem esquecer do banco
mysql-connector…

Meu iReport é o 3.6.2

Funcionou muito bem…

I

Nossa, valeu mesmo!

Tb atualizei meu iReport e estava com este problema e isso resolveu. Valeu!

R

Também estava com esse mesmo problema, uso a versão mais nova do ireport 3.7.1 e funcionou depois que adicionei o groovy-all-1.5.5. Valeuuuuuu

TheKill

ps.: é facil, apenas mude no relatório o tipo de relatório para Java, e não GROOVY =)

por padrão vem GROOVY, mas se trabalha com JAVA é só mudar lá.

Att. Jonas

Lags

Vlw Thekill, a sua ideia funcionou perfeitamente.

T

Também agradeço,

tive o mesmo problema trabalhava com 3.0.0 e mudei para o 3.7.1

te+

Talius

Valeu TheKill! Também estava com o mesmo problema e foi só mudar isso que resolveu.

Obrigado.

oceansoul

Muito Obrigado Pessoal!!

Testei a minha classe com o Grovvy e sem ele, alterando no Ireport o Jasper.

Funcionou das duas formas :slight_smile: lindo!

Muito Obrigado mesmo, estava com esse problema a não sabia resolver a alguns dias.

Boa semana a todos!

luciano2

O post é meio antigo, mas só para tirar uma dúvida, onde é que muda de groove pra java no Ireport ?

F

No Ireport vai no Menu Ferramentas->Opções

Na Aba Geral tem a opção languange: é ai que vc muda para Java

O

Cara, muiiiiiiiiiiito obrigada. E não precisa ser com a versão do groove indicada pelo colega, eu usei a 1.6.4 e funcionou perfeitamente =DD

Gerva

fico de cara como o pessoal anda apanhando por causa do Groovy, ele torna tudo mais fácil, porém, vi aqui no fórum mesmo que ele é bem mais lento xp

rick_gallagher

Só pra registrar aqui que a dica do wsrodrigues funcionou.

Na migração do iReports antigo pro novo, você não pode esquecer dessa lib que ele citou.

Muito obrigado!

Criado 9 de agosto de 2009
Ultima resposta 30 de nov. de 2011
Respostas 14
Participantes 15