Pessoal eu criei meu .jar com todas as minhas dependencias criando assim: abo o build.xml do projeto e colo cod abaixo:
`
<propertyname="store.jar.name"value="Nome do Projeto"/><propertyname="store.dir"value="store"/><propertyname="store.jar"value="${store.dir}/${store.jar.name}.jar"/><echomessage="Packaging ${store.jar.name} into a single JAR at ${store.jar}"/><deletedir="${store.dir}"/><mkdirdir="${store.dir}"/><jardestfile="${store.dir}/temp_final.jar"filesetmanifest="skip"><zipgroupfilesetdir="dist"includes="*.jar"/><zipgroupfilesetdir="dist/lib"includes="*.jar"/><manifest><attributename="Main-Class"value="${main.class}"/></manifest></jar><zipdestfile="${store.jar}"><zipfilesetsrc="${store.dir}/temp_final.jar"excludes="META-INF/*.SF, META-INF/*.DSA, META-INF/*.RSA"/></zip><deletefile="${store.dir}/temp_final.jar"/></target>`
ai ele cria de boa minha pasta store mas quando executo o projeto dar erro no banco no driver…
tem q ver qual o erro que dá, mas o erro deve dá é na Classe que se conecta com o Banco não é não?
A
Alancarloscesar
vou mandar uma imagem do erro p vc jean porque dar no JOptionPane , mas voce entendeu oque eu quiz lhe transmitir neh @JeanJavaMan ??
JeanJavaMan1 like
Bom talvez não, oq vc queria transmitir então?
A
Alancarloscesar1 like
E que to criando um .jar da minha aplicação ai quando eu crio no netBeans não crio so no “limpar e contruir” mas coloco esse xml para criar todas as dependencias do projeto mas dar o erro de BD ja te mando o erro cara… fui claro @JeanJavaMan?
JeanJavaMan1 like
Tranquilo amigo, mas esse xml vc que modifica na mão? para ele ter a todas as dependências?
A
Alancarloscesar1 like
não não manow so blog que peguei o cod diz que uma forma padrao ai cria a pasta Store e la tem meu .jar mas dar esse erro amigo…
Bom ele está dizendo q não encontrou esse drive ai no seu código, tem como vc me mostra o seu codigo onde vc chama esse Drive do jdbc ou melhor onde vc se conecta nesse banco?
A
Alancarloscesar
minha classe de conexao…
public class ConectaBanco {
publicStatementstm;//Responsavel por realizar a perquisa no banco de dadospublicResultSetresul;//Responsavel por armazenar o resultado no banco de dadosprivateStringdrive="org.postgresql.Driver";//drive de conexao jdbc do postgreSqlprivateStringcaminho="jdbc:postgresql://localhost:5432/sisgae";//passa o caminho do banco postgre para o driver de conexaoprivateStringusuario="postgres";//usuario padrao do banco de dadosprivateStringsenha="12345";//senha do bdpublicConnectionconn;//Responsavel pela conexao com banco de dadospublicvoidconexao(){//metoto para conexaotry{//Tentativa inicialSystem.setProperty("jdbc.Drivers",drive);//Seta a propriedade do driver de conexaoconn=DriverManager.getConnection(caminho,usuario,senha);//Conexao pelo DriverManager passando caminho,usuario,sennha como parametro//JOptionPane.showMessageDialog(null, "Conectado com sucesso!");}catch(SQLExceptionex){//ExcessaoJOptionPane.showMessageDialog(null,"Erro ao Conectar! \n Erro"+ex.getMessage());}}publicvoidexecutaSQL(Stringsql){//metodo para fazer pesquisatry{stm=conn.createStatement(resul.TYPE_SCROLL_INSENSITIVE,resul.CONCUR_READ_ONLY);resul=stm.executeQuery(sql);}catch(SQLExceptionex){JOptionPane.showMessageDialog(null,"Erro de executaSQL! \n Erro"+ex.getMessage());}}publicvoiddesconecta(){//metodo para desconectar o bancotry{conn.close();//fecha o banco}catch(SQLExceptionex){JOptionPane.showMessageDialog(null,"Erro ao Desconectar! \n Erro"+ex.getMessage());}}
}``
ai se vc quiser dar uma olhada onde peguei o cod de gerar o .jar nesse topico
A
Alancarloscesar
ah e so p avisar @JeanJavaMan no netBeans não dar nenhum erro e executa minha aplicação de boa…
JeanJavaMan1 like
Bom altera seu código e coloca essa parte aqui na em conexão em baixo do System.setProperty:
Class.forName(drive);
dica geralmente fazemos dessa maneira aqui a declaração de variaveis:
ta criando aqui o .jar com as alterações @JeanJavaMan ai daqui ums 5 min lhe dou retorno amigo…
A
Alancarloscesar
agora deu erro ao “limpar e construir” segue o erro abaixo: ant -f C:\\Users\\Alan\\Desktop\\SISGAEsistema -Dnb.internal.action.name=rebuild clean jar init: deps-clean: Updating property file: C:\Users\Alan\Desktop\SISGAEsistema\build\built-clean.properties Deleting directory C:\Users\Alan\Desktop\SISGAEsistema\build clean: init: deps-jar: Created dir: C:\Users\Alan\Desktop\SISGAEsistema\build Updating property file: C:\Users\Alan\Desktop\SISGAEsistema\build\built-jar.properties Created dir: C:\Users\Alan\Desktop\SISGAEsistema\build\classes Created dir: C:\Users\Alan\Desktop\SISGAEsistema\build\empty Created dir: C:\Users\Alan\Desktop\SISGAEsistema\build\generated-sources\ap-source-output Compiling 64 source files to C:\Users\Alan\Desktop\SISGAEsistema\build\classes C:\Users\Alan\Desktop\SISGAEsistema\src\Controle\ControleAluno.java:15: error: unreported exception SQLException; must be caught or declared to be thrown conectaAluno.conexao();//conexao C:\Users\Alan\Desktop\SISGAEsistema\src\Controle\ControleAluno.java:78: error: unreported exception SQLException; must be caught or declared to be thrown conectaAluno.conexao();//conectando banco para o metodo Note: Some input files use or override a deprecated API. Note: Recompile with -Xlint:deprecation for details. Note: Some input files use unchecked or unsafe operations. Note: Recompile with -Xlint:unchecked for details. 2 errors C:\Users\Alan\Desktop\SISGAEsistema\nbproject\build-impl.xml:924: The following error occurred while executing this line: C:\Users\Alan\Desktop\SISGAEsistema\nbproject\build-impl.xml:264: Compile failed; see the compiler error output for details. FALHA NA CONSTRUÇÃO (tempo total: 11 segundos)
A
Alancarloscesar1 like
@JeanJavaMan se der me mande ai o meu cod de conexao que mandei acima com suas modificações p ver se deu certo aqui pq posso ter colocado errado manow…
JeanJavaMan1 like
caracas que erros em kk pow vou editar seu code aqui
Solucao aceita
JeanJavaMan1 like
publicvoidconexao(){//metotoparaconexaotry{//Tentativainicial//System.setProperty("jdbc.Drivers",drive);//Seta a propriedade do driver de conexaoClass.forName(DRIVE);conn=DriverManager.getConnection(CAMINHO,USUARIO,SENHA);//Conexao pelo DriverManager passando caminho,usuario,sennha como parametro//JOptionPane.showMessageDialog(null,"Conectado com sucesso!");}catch(SQLExceptionex){//ExcessaoJOptionPane.showMessageDialog(null,"Erro ao Conectar! \n Erro"+ex.getMessage());}
}
e deixa as declarações do banco assim:
privatestaticfinalStringDRIVE="org.postgresql.Driver";//drive de conexao jdbc do postgreSqlprivatestaticfinalStringCAMINHO="jdbc:postgresql://localhost:5432/sisgae";//passa o caminho do banco postgre para o driver de privatestaticfinalStringUSUARIO="postgres";//usuario padrao do banco de dadosprivatestaticfinalStringSENHA="12345";//senha do bd
é assim q eu faço aqui:
A
Alancarloscesar1 like
Caramba @JeanJavaMan sempre me ajudando, deu certo aqui cara você é demais hehe aguarde que outras duvidas e problemas irei lhe atormentar de novo hehe
JeanJavaMan1 like
kkkkk tranquilo jovem fico feliz que tenha funcionado ai