Erro no Linux Ubuntu eclipse ganymede

pessoal instalei o linux ubuntu 10 e baixei o eclipse ganymede porém quando vou rodar informa que o java não esta instalado porém o java esta n
porém o java esta instalado e o path porém acho que fiz algo errado não sei ja procurei tanto se alguem conseguir me dizer passo a passo por favor ja estou ficando louco!

porém ele da o erro que o ja

Vamos lá. Seu ubuntu é 6.10, 7.10 ou 8.10? A versão atual disponível é 9.04 em.
Confirma isso por favor.
No Ubuntu sempre recomendo o uso do java da SUN, mas dos repositórios. Simplesmente por causa das dependências. O baixado da SUN é mais simples, mas se for instalar alguma coisa do repositório que exija o java, vai ter que baixar de qualquer jeito. Então usa logo o dos repositórios.

Digita o código abaixo no console para instalar:

sudo apt-get update
sudo apt-get install sun-java6-sdk sun-java6-bin sun-java6-plugin

fica esperto para concordar com a licença.

Depois ainda no console digite java - version para confirmar a versão do java.

Pronto. Feito isso o Eclipse tem que funcionar direitinho.

O Open-JDK também está disponível, mas vi vários relatos de incompatibilidade com a VM da SUN na parte de Swing.

Novidades Ubuntu -> http://planeta.ubuntu-br.org/
Forum - > http://forum.ubuntu-br.org/
Quer aprender mais sobre Ubuntu?? Acesse http://wiki.ubuntu-br.org/GuiaIntrodutorio

cara não funcionou
aconte o seguinte impossivel achar pacote.
sudo apt-get install sun-java6-sdk esta acontecendo que impossivel achar pacote,
o sudo apt-get install sun-java6-bin ja esta instalado e informa que já foi a versão mais nova
o eclipse da erro que não encontra o java e o path não sei mais o que fazer fiquei sabado 3 horas tentando e nada

Att:
Cleiton Novais

cara faz assim, vc consegue executar o java em linha comando? se sim ele ja ta instalado então abre o eclipse vai em preferences no menu Window e adiciona la sua JRE, tem que funcionar, qualquer coisa posta ai.

O problema é que nem abre o eclipse e quando executo no shel java -version para verificar se esta tudo normal
ele informa o programa 'java" pode ser encontradado nos programas abaixo!
e o eclipse informa que o java não encontro o java!
Sei como faço para remover tudo que esta instalado de java na minha maquina e começar do começo estou ficando louco velho desculpa a franquesa mas não penso em outra coisa!

Att:
Cleiton Novais

o velho talvez porque vc seje novo com linux por isso não ta conseguindo, mas desinstala o java ai e faz tudo denovo ai vai os links acho que ajuda, eu particularmente uso fedora core 10 sempre achei ubuntu linux pra criança hehehe sem ser radical.

Veja se está faltando setar o Java correto com:

$ sudo update-alternatives --config java

ja executei este comando tambem!
Bom baixei o eclipse e ele não esta executando.
o que fiz agora estou executando pelo shel
sudo apt-get install eclipse!

Porém não sei se precisa fazer mais alguma coisa podem postar ai pessoal se precisar o que faço depois
vou esperar para ver se ainda da erro!

Att:
Cleiton Novais

Bom vamos la. Primeiro ta meio complicado o uso das suas palavras. Se usou apt-get install eclipse você instalou o eclipse dos repositórios. Isso não executa o eclipse. E não precisava fazer isso se você já baixou do site.
Para executar o eclipse você precisa criar um “Arranque” no Desktop ou na linha de comando chamar o executável do eclipse, que é um arquivo .sh. Ele precisa ter permissão para execução, e a nível de usuário. (Sim o linux tem isso para ser bem mais seguro que o RuWindow$).

Se estiver muito complicado, pode instalar o eclipse da distribuição mesmo, com o comando apt-get install eclipse. Esse por sua vez tem dependência com todas as bibliotecas do java necessárias para sua execução. Isso significa que instalando ele você também instala o java para ele funcionar. E depois o eclipse deve aparecer no menu do Sistema, na parte de Programação.

Tenta isso. Se não funcionar vamos ter que executar alguns comando para descobrir o que está acontecendo.

O fato do sun-java6-sdk não estar aparecendo, pode ser por causa de alguns repositórios que não são habilitados por padrão, pois o linux só pode ser distribuído com ferramentas open source devido sua licença. Mas vc como usuário pode por o que quiser nele. Mas para isso tem que habilitar esses repositórios de programas proprietários.
Calma que a gente chega la.