Erro no Primeiro programa!

Galera tem uns 2 dias que comecei a estudar java, primeiro tomei uma surra para configura-lo rs e agora agarrei no primeiro prog, aquele bem básico. Eu só vi, revi, trevi, várias vezes o código fonte e ñ encontrei nenhum erro. Eu consigo compila-lo perfeitamente por meio do comando: javac nome do meu prog.java gera o .class só que na hora de executar dá o seguinte erro sendo que eu ñ estou colocando .class no final para poder executar e salvei o arquivo com o mesmo nome da class. E ai galera alguma idéia? :cry:
ERRO: http://img254.imageshack.us/my.php?image=erroaa5.jpg

Código fonte:

public class Teste
{
public static void main(String args[])
{
System.out.println(“Meu primeiro programa em Java”);
}
}

Desde já obrigada e desculpe pela pergunta tão elementar, mas é que realmente programar é algo novo para mim :oops:

Olá,

Você deve tá compilando sua classe com uma versão do Java e executando com outra.
Por exemplo, compilando com Java 5 e executando com Java 1.4.

[]´s

Olá! Seja bem-vinda ao GUJ!

Quando tiver um tempinho, dê uma lida nesse post que mostrará como postar códigos e usar outros recursos do fórum! :wink:
http://www.guj.com.br/posts/list/50115.java

O problema que você tem não é no código. Aparentemente você está compilando seu programa em uma versão de java e tentando rodar com outra. Verifique se o seu path está apontando para o diretório correto.

Se você estiver rodando em linha de comando, pode testar a versão do java com o comando java -version.

Realmente tinha uma outra versão do java instalado aqui, desistalei e agora tá dando este erro: Exception in thread “main” java.lang.NoClassDefFoundError: Teste

[quote=Angell]Realmente tinha uma outra versão do java instalado aqui, desistalei e agora tá dando este erro: Exception in thread “main” java.lang.NoClassDefFoundError: HelloWorldConsole/class
[/quote]
Agora o que está acontecendo é que você está colocando a extensão .class ao utilizar o comando java.

java HelloWorldConsole.class

O correto seria:

java HelloWorldConsole

Ai é que tá eu ñ coloquei .class Até tentei esta sequencia de comandos p/ v se iria funcionar e nada continua dando o mesmo ERRO javac Teste.java
TesteConsole.

PS: elomarns somos quase vizinhos sou de Queimados :lol:

Se o erro não é o que eu mencionei acima, considere os seguintes fatores:

1- Para compilar e executar um aplicativo Java você deve ter pelo menos a variável de ambiente PATH configurada. Além dos valores já existentes nela, você deve adicionar o caminho até o diretório bin do JDK(C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0\bin, se estiver usando o JDK 6 e tiver instalado ele no diretório padrão).

2- Depois de criar a sua primeira aplicação, geralmente um Hello World, deve salvá-la em um arquivo com a extensão .java, sendo que o nome do arquivo deverá ser exatamente o mesmo nome da classe, caso esta seja pública.

Exemplo:

public class HelloWorld { public static void main(String[] args) { System.out.println("Hello World"); } }

Salve o arquivo acima com o nome HelloWorld.java

3- Para compilar um arquivo-fonte Java você deve usar o comando javac seguido do nome do arquivo mais a extensão .java.

Exemplo:

javac HelloWorld.java

4- Pare executar um aplicativo Java você deve utilizar o comando java seguido do nome da classe que contém o método main, sendo que o nome da classe não deve conter a extensão .class.

Exemplo:

java HelloWorld

Se todos os passos acima forem seguidos acredito que não tenha porquê a aplicação não ser executada.

P.S.: Realmente moramos razoavelmente pertos, inclusive tenho conhecidos em Queimados. :smiley:

Está tudo correto como vc disse acima e mesmo assim ñ funciona :lol:

Você cria uma classe Teste e quer executar um “HelloWordClass”… Tente fazer:

javac Teste.java java Teste

abraços

Bom embora eu seja iniciante (muito iniciante) eu ñ daria esse mole todo eu tentei executar o Teste tá com aquele HelloWorld pq eu copiei o ERRO de uma apostila q eu estava estudando é o mesmo erro só que segundo a a apostila este erro se dá devido a se tentar executar o arquivo com o .class no final coisa q eu ñ fiz.

Será que o problema pode ser na configuração do Java, eu coloquei todas as variaveis com o mesmo caminho: C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0\bin será que pode ser isso?

Olá,

Se vc tiver executando o java Teste no mesmo diretorio onde está o seu arquivo Teste.class, tente algo como:

java -cp . Teste

[]´s

Caraca funcionou!!! :lol: Mas pq eu ñ consigo só dando o comando java mais o nome do prog? :lol: Eu sou muito curiosa rs.

Na hora que você setou os parâmetros na variável de ambiente CLASSPATH, ficou faltando o “.;
:?

tente compilar:

javac  arquivo.java -cp c:\

acho que vai caso quera dar uma lida no meu tuto de instalar o java em 5 minutos sem esquentar a kbeça… pega ele ai em anexo… caso quera instalar novamente eh necessario remover essa que vc tem e começar tudo do zero. e delete as pastas tb que ele criou… se for reistalar para seguir a orientacao do tuto…

flw!!

se não encontrar problema no path, copie seu .class para o diretorio ‘bin’ do local onde vc instalou (Ex: d:\java\bin) o java e tente executar (Ex: d:\java\bin\java Teste). Se rodar, vc está com duas JRE instaladas. Fique com apenas uma e verifique as variáveis de ambiente que estão iniciando no Windows.

flw!