Erro no prompt quando vou compilar

Preciso de ajuda.Sou novo em java,ou melhor em programação em geral,estava começando a treinar com meu primeiro código:

public class HelloWorld{ 
 public static void main(String[] args) { 
  System.out.println("Hello, World!"); 
 } 
} 

só que quando adicionei no prompt “javac helloworld”,ele acusa em média dois erros,isso quando não tento fazer alguma alteração,os erros são:

acusa ilegal caracter antes do public,ou aponta um erro no string,ou no .out.

eu já fiz aquilo de configurar a variável de ambiente,foi uma das primeiras coisas que estava no curso depois de ensinar a baixar e instalar o jdk.O que acontece é que pelo curso está tudo correndo bem,mesmo ele citando a possibilidade de erros por falta de dados como por exemplo o “ponto e vírgula”,mas,de acordo com ele se eu seguisse seu procedimento e colocasse esse código eu teria minha primeira experiência java.kkkkk.
obrigado desde já pela ajuda.

já tentou.

javac HelloWorld.java

Boa sorte.

Por favor, ao postar tópicos, não use SOMENTE LETRAS MAIÚSCULAS no corpo ou no título.

É isso aí cara. O javac (para compilar) você usa chamando: javac Programa.java e o java(para executar) você usa chamando java Programa.

Caro Pedro,

Mais na frente irá aprender que quando se declara uma classe com o modificador de acesso public é necessário que esse arquivo fonte seja salvo com o mesmo nome da classe, ou seja se sua classe for nomeada como “HelloWorld” seu arquivo fonte deverá se chamar “HelloWorld.java”, o Java é case sensitive, nesse caso as letras maiúsculas e minúsculas são diferentes. Esses pequenos erros são normais no início, continue estudando!

Abraços!

Valeu pelas dicas,
Com o primeiro “HelloWorld” eu consegui passar pela faze “javac” :shock: ,mas, quando vou executar o programa aparecem esses erros na tela:
,

ainda estou tendo problemas no processo de aprendizagem em compilar o código:

[code]import javax.swing.JOptionPane;
public class Entrada {
public static Void main(String[] args); {
String nome = JOptionPane.showInputDialog (“qual seu nome”);
JOptionPane.showMessageDialog (null,nome);
}
}

[/code]

o prompt sempre acusa erro em cima do “main”

Grato desde já pela ajuda.

Valeu pelas dicas,
Com o primeiro “HelloWorld” eu consegui passar pela faze “javac” :shock: ,mas, quando vou executar o programa aparecem esses erros na tela:

ainda estou tendo problemas no processo de aprendizagem em compilar o código:

[code]import javax.swing.JOptionPane;
public class Entrada {
String nome = JOptionPane.showInputDialog (“qual seu nome”);
}
}

[/code]

o prompt sempre acusa erro em cima do “main”

Grato desde já pela ajuda.

Para corrigir esse erro é simples, apenas deixe o Void como void, por que o Java tem case-sensitive, e o void é palavra-chave do Java.

Sua versão incorreta

import javax.swing.JOptionPane;  
public class Entrada {  
    String nome = JOptionPane.showInputDialog ("qual seu nome");  
    }  
} 

versão corrigida

import javax.swing.JOptionPane;  
public class Entrada {  
  public static void main(String[] args); {