Erro no Tomcat - classpath

Parece que o problema do classpath me persegue até quando saio de ambiente desktop e tento trabalhar em web… :shock:

Seguintes:
Já procurei aqui no forum e achei soluções simples para o mesmo problema, porém, comigo, a danada da solução não funciona. :oops:

Tenho uma aplicação web que precisa acessar um banco de dados Oracle. Para isso, coloquei, no meu servidor local, o arquivo classes12.zip (driver do Oracle 8i) na pasta WEB-INF/lib do Tomcat.

Só que, quando tento acessar a página JSP que usa o driver, obtenho uma exceção de compilação do Tomcat, dizendo que o pacote oracle.jdbc.driver não existe. Tenho que fazer mais alguma coisa para o Tomcat colocar o arquivo no classpath???

[]'s

Resolvido o problema…

o Tomcat não encontra as classes em arquivos ZIP que estejam dentro da pasta WEB-INF/lib :shock:

Assim, bastou mudar o nome do driver JDBC do Oracle 8i de classes12.zip para classes12.jar que funcionou. :roll:

[]'s e desculpem o desespero.

Acredito que o driver deva estar dentro deste zip. Normalmente (100%) das vezes eh um ponto jar. Se você estiver utilizando um datasource do Tomcat para acessar o BD, vc deve coloca-lo no lib do próprio tomcat. Pelo menos para mim soh funcionou assim.

Na verdade, o driver JDBC da própria Oracle pro 8i é um ZIP que contém os arquivos .class…a única diferença dele para um JAR é a falta do MANIFEST e a extensão =]

Acho que o Tomcat deve procurar apenas nos arquivos JAR da pasta WEB-INF/lib, por isso que alterando a extensão do arquivo para .jar funciona.

Valeu :wink:

Vou insistir no problema, pessoal:

Instalei o ambiente citado acima (Tomcat 5 e Oracle) e baixei o driver pro Oracle e coloquei na pasta WEB-INFlib do meu projeto, na minha casa.

No meu PC funciona tudo beleza, com localhost e tal. :roll:

Na universidade, onde eu preciso executar o mesmo sistema, coloquei na pasta webapps do Tomcat a minha aplicação, com o driver na mesma pasta. Nesse computador, no entanto, o Tomcat não reconhece o JAR do driver do Oracle, e, quando tento acessar a página que usa o driver, dá um erro de compilação dizendo que o pacote oracle.jdbc.driver não existe. :evil:

O que pode estar errado na configuração do servidor? Os técnicos aqui não conseguem resolver de jeito nenhum, e eu, olhando os arquivos de configuração do Tomcat, também não encontrei nada parecido à configuração de classpath.

[]'s