Erro p:selectOneMenu objeto denominado grupos nao encontrado[Resolvido]
10 respostas
b10machado
Pessoal to tentando fazer pela 1 vez esse “spinner” de selecao de grupo porem sem sucesso se alguem puder me ajudar. obrigado
<center><h:outputTextvalue="Grupos: "/><p:selectOneMenuvalue="#{grupoBean.listGrupos}"effect="fade"converter="grupos"><f:selectItemitemLabel="Selecione um grupo"itemValue=""/><f:selectItemsvalue="#{grupoBean.listGrupos}"var="grupos"itemLabel="#{grupos.nomeGrupo}"itemValue="#{grupos}"/>/></p:selectOneMenu></center>
Esse grupos é um enum ?
Coloca o código do seu converter
b10machado
entao cara na verdade eu pensei q so era necessario fazer um list… e jogar no componente
agora q eu vi que tem q fazer uma classe pára esse converter!!
G
grinche
Se você não tem o converter que está declarando e se o valor do seu select for um Objeto criado por você ou um Enum tu vai precisar de num Converter.
Se for String ou Integer não é preciso.
b10machado
so que nao entendi mto bem :s;
minha lista no componente vai ser de String ==> nome_grupo
funcionou, mais poderia me explicar qdo há a necessidade desse converte!!
G
grinche
Você esta passando um List de objetos do tipo Grupo
então você precisa ter um converter para este objeto do tipo Grupo.
Abaixo segue um converter que utilizo, mas estou utilizando Spring para obter
o objeto Area do banco de dados pelo seu id, mas veja mais ou menos como faço e crie o seu converter.
Sua classe do converter vai ter que implementar a classe Converter do JSF.
javax.faces.convert.Converter
[]'s
G
grinche
Se resolvou altera o titulo do topico para resolvido.
[]'s
b10machado
ultima pergunta por exemplo, qdo o cara selecionar um item da lista qro fazer um update no banco, onde eu chamaria esse metodo nele??
G
grinche
Utilizando seu código acima, adicione a linha 4.
Ao alterar o valor do seu select ele vai chamar o seu método que foi passado no seu listener.
<p:selectOneMenuvalue="#{grupoBean.listGrupos}"effect="fade"converter="grupos"><f:selectItemitemLabel="Selecione um grupo"itemValue=""/><f:selectItemsvalue="#{grupoBean.listGrupos}"var="grupos"itemLabel="#{grupos.nomeGrupo}"itemValue="#{grupos}"/><p:ajaxevent="change"listener="#{seuManagedBean.seuMetodo}"update="update....."/></p:selectOneMenu>
[]'s
b10machado
cara nao deu certo isso do ajax nao chega a entrar no metodo, alguma dica?