Olá Amigos!! Estou com um problema, estou tentando integrar o servidor tomcat no eclipse para eu desenvolver javaEE só que o jre está usando as portas 8080, já modifiquei o numero da porta, mas mesmo assim o jre utiliza a porta que mudei o número. segue o erro “Several ports (8005, 8082, 8009) required by Tomcat v9.0 Server at localhost are already in use.” Já fiz as configurações pelo zip e installer mesmo assim não deu certo, também já mexi nas variaveis de ambiente, mas mesmo assim continua o erro.
o jre ta usando a porta 8080 ?
ta um netstat e ver se a porta ta ouvindo.
está sim o jre está usando a porta! ai eu modifico o valor da porta ex: 8082 e o jre depois utiliza a mesma porta que modifiquei.
Fabio isso é um erro comum no tomcat, as vezes o container do tomcat levanta mas de uma instância, quando desligamo e religamos o tomcat, quando isso acontecer desligue o servidor por comlpeto, verifique nos processos do windows se existe ainda alguma instância ativa, pressione alt shit esc, procure na aba de processos por tomcat, caso exista um processo ativo, mate-o, clique com botão direito em cima e aperte encerrar processo, após inicie seu tomcat pelo eclipse, após o servidor iniciado, de dois cliques em cima dele ira abrir o painel administrativo do tomcat, lá existe a opção de alterar a porta, coloque algo bem diferente do comum, exemplo 7676, ctrl s para salvar e reinicie o servidor e teste.
caso não consiga matar o processo, anote o PID dele, na aba service, abra um console do DOS como administrador e execute o comando, TASKKILL /PID NUMEROPID /F, dê enter, o processo será encerrado por força bruta.
Olá Felipe, eu já tinha feito o procedimento de encerrar o processo do jre. Só que mesmo assim o jre utiliza a porta para a qual eu modifiquei. Um exemplo bem claro foi o seguinte: liguei a máquina verifiquei as portas executadas e estava limpo, a porta 8080 não estava sendo utilizada, quando iniciei o servidor o JRE já utilizou a porta 8080 e quando pedi o run do eclipse veio o erro do mesmo jeito.
Fabio, entendi o seu problema e isso acontece sempre e recorrentemente no tomcat, é um erro bem comum e rotineiro, quando isso ocorrer realiza o procedimento que você já esta fazendo e use uma porta que não rode nenhum serviço windows, isso é bug do tomcat.
mas voltando a questão do problema, conseguiu resolver?
Então eu fiz todo o procedimento amigo.Mesmo assim dá o erro.
Fabio que porta o tomcat está usando agora? nesse momento?
Evidência um print dos processos e serviços do Gerenciador de Tarefas do windows, vamos análisar juntos.
Printa também o painel do tomcat.