Erro usando jdbc + postgresql 8.0

6 respostas
Lilita

Estou usando a versão 8.0 do postgresql para windows e o meu programa está dando o seguinte erro:

"unreported exception java.lang.ClassNotFoundException; must be caught or declared to be thrown Class.forName(“org.postgresql.Driver”); "

O código é o seguinte:

try {

Class.forName(“org.postgresql.Driver”);

con = DriverManager.getConnection(“jdbc:postgresql://localhost:5432/Talita,postgres,postgres);

stm = con.createStatement();
} catch (SQLException e) {
            System.err.println ("Erro: "+e);
            con = null;
        }

E no meu classpath eu coloquei o diretório do postgresql onde tem os arquivos .jar , mas acho que os drivers que tem lá não são para essa versão 8.0. :?

bjos

6 Respostas

jcranky

Opa, resolveu tentar o PostgreSQL 8? Legal :smiley:

Acrescenta um

nesse seu try e deve ficar tudo certo :wink:

Foi isso que essa mensagem de erro quis dizer.

Lilita

Pois é… resolvi tentar! mas não estou conseguindo… eu fiz o que você disse mas quando executo o meu programa ele continua dando erro

“excessao ClassNotFound…
java.lang.ClassNotFoundException: org.postgresql.Driver”

:frowning:

jcranky

Provavelmente o jar do seu driver não está no classpath. Coloca ele na pasta WEB-INF/lib da sua aplicação web. Aliás, é uma aplicação web?

Lilita

nao eh uma aplicação web nao… eh uma simples aplicação SWING :oops:
já tentei usar o ODBC mas também está dando erro :cry:

Rafael_Steil

Voce nao pode colocar o diretorio no classpath, mas sim apontar diretamente para o arquivo .jar. Faca isso que ira funcionar.

Rafael

Lilita

“Rafael Steil”:
Voce nao pode colocar o diretorio no classpath, mas sim apontar diretamente para o arquivo .jar. Faca isso que ira funcionar.

Rafael

Valeu a dica!! Obrigada :smiley:

bjo

Criado 20 de setembro de 2004
Ultima resposta 21 de set. de 2004
Respostas 6
Participantes 3