Erro XML Desenvolvimento Web

2 respostas
paulohnt

Galera, Sou iniciante em programação e estou estudando como desenvolver uma aplicação web passa a passo pelo livro do Edson Gonçalves. “Netbeans 6 - Desv. aplicações Web” Estou seguindo o livro a risca. A única modificação que fiz foi: trocar o Glassfish V2 pelo V3.

O fato é que estou tentando configurar uma página de erro 404. Porém o exemplo do livro é em “web.xml” e em modo gráfico.
O meu arquivo é o “sun-web.xml”. O modo gráfico dele é completamente diferente do anterior. Então decidir inserir manualmente o código xml. Porém não aparece minha página de erro, quando eu insiro uma URL inválida.
Eu já configurei a pagina de erro e adicionei o atributo "isErrorPage=“true”.

Segue o código em xml que eu mesmo digitei. Tem algo errado? Desculpem a ignorância, mas ainda estou começando na programação web.

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<!DOCTYPE sun-web-app PUBLIC "-//Sun Microsystems, Inc.//DTD GlassFish Application Server 3.0 Servlet 3.0//EN" "http://www.sun.com/software/appserver/dtds/sun-web-app_3_0-0.dtd">
<sun-web-app error-url="">
  <context-root>/DesvComJSP</context-root>
  <class-loader delegate="true"/>
  <jsp-config>
    <property name="keepgenerated" value="true">
      <description>Keep a copy of the generated servlet class' java code.</description>
    </property>
    <error-page>
      <error-code>404</error-code>
      <location>/erro.jsp</location>
    </error-page>
  </jsp-config>
</sun-web-app>

2 Respostas

B

Se você está desenvolvendo uma aplicação web, ela possui um descritores de implementação com o nome de web.xml onde você configura algumas opções da sua aplicação. Se você não encontra esse arquivo dentra da pasta WEB-INF, é só vc criar...

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
 <web-app xmlns="http://java.sun.com/xml/ns/javaee" version="2.5">

<display-name>Aplicação Web</display-name>

<welcome-file-list>
 		<welcome-file>index.html</welcome-file>
 		<welcome-file>/WEB-INF/jsp/principal.jsp</welcome-file>
 	</welcome-file-list>

<error-page>
 		<exception-type>java.lang.Exception</exception-type>
 		<location>/error.jsp</location>
 	</error-page>

</web-app>

Você pode tanto especificar o código de erro da página quanto a exeção que você quer tratar com aquela página de erro

<error-page>
 		<exception-type>java.lang.Exception</exception-type>
 	</error-page>
ou
<error-page>
 		<error-code>404</error-code>  
 	</error-page>
paulohnt

Valeu byobb. Pensei que mudando de servidor (Tomcat - Glassfish), o arquivo gerado pelo Glassfish (sun-web.xml) também era possível configurar algumas opções da minha aplicação. Tal como ErrorPage. Vou criar um web.xml e configurar isso…

Obrigado

byobb:
Se você está desenvolvendo uma aplicação web, ela possui um descritores de implementação com o nome de web.xml onde você configura algumas opções da sua aplicação. Se você não encontra esse arquivo dentra da pasta WEB-INF, é só vc criar…

Criado 31 de outubro de 2010
Ultima resposta 2 de nov. de 2010
Respostas 2
Participantes 2