Oi Anastasia, eu estou tento o mesmo problema, quando crio uma pagina sem jsf tags funciona normalmente, porem quando tento colocar jsf tags ela para de funcionar. Você ja encontrou uma solução para o seu problema ? Caso sim, me escreve a solução por favor.
Obrigado antecipadamente pela ajuda,
Fabio Botelho
nessa_uepa
É, só consegui aqui quando a página de erro não tem tags JSF ou facelets.
=s
Será que tem como usar isso com JSF e/ou Facelets na página de erro mapeada?
gomesrod
Que estranho, aqui funciona normalmente inclusive com páginas Jsf.
Só tem uma coisa que vimos que não dá certo: é quando usamos algum mecanismo de template, como o Tiles. Nesse caso, quando acontece erro na página do “corpo” ele é tratado pelo próprio mecanismo de template que manda uma tela de erro dele mesmo.
O que exatamente acontece no caso de vocês ?
nessa_uepa
O que acontece, é que quando você mapeia no web.xml, quando ocorre o erro, ele envia para a página mapeada, mas não é o JSF que está controlando a navegação nesse caso, então ele não consegue traduzir as tags JSF.
É o mesmo problema de mapear a página inicial no web.xml.
Por isso você mapeia a página forward.jsp ou algo do tipo como página inicial no web.xml, que dá um forward pra página JSF inicial verdadeira.
É o mesmo caso aqui.
Mapeie o erro no web.xml para um página erro_redireciona.jsp por exemplo que dê um forward pra verdadeira página de erro, esta sim que pode conter tags JSF, facelets e o diabo a quatro
Que estranho, aqui funciona normalmente inclusive com páginas Jsf.
Só tem uma coisa que vimos que não dá certo: é quando usamos algum mecanismo de template, como o Tiles. Nesse caso, quando acontece erro na página do “corpo” ele é tratado pelo próprio mecanismo de template que manda uma tela de erro dele mesmo.
O que exatamente acontece no caso de vocês ?
No seu caso funcionou a página de erro com tags JSF NA PÁGINA DE ERRO e sem fazer esse esqueminha que eu falei?
gomesrod
Ou talvez eu não tenha entendido direito a pergunta :oops:
Não utilizei tags Jsf na página de erro, pensei que se tratasse de fazer o tratamento de erros que aconteceram na página JSF, mas sem necessariamente usar Faces na error.jsp - ou seja, é um JSP “normal”
G
guimoz
bom … eu trato os erros com strings …
meus metodos retornan uma string … “ok” ou “erro” …
e eu configuro normalmente nas minhas regras de navegação … por exemplo
pensando mais simples possível, vc pode dar um catch nas excessões de mais alto nível no MB, e retornar uma string “error”, por exemplo, como o guimoz falou…
gomesrod
O problema é que cedo ou tarde elas vão escapar hehe
E na verdade a pergunta não era sobre como tratar erros no JSF… aliás, como vc pode ver acima eu também entendi errado no começo. O que “tá pegando” é criar uma página de erro usando Faces.
G
guimoz
mas entao … vc trata ela com strings, redireciona pra uma mesma pagina error.jsp … e monta ela com as tags