Olá, amigos! Sou iniciante em Java. Tive algumas aulas há tempos e resolvi voltar a estudar. Criei este pequeno programa:
[color=red]import javax.swing.JFrame;
public class CPrincipal {
public static void main(String args[]) {
JFrame janela = new JFrame();
janela.setSize(500,300);
janela.setVisible(true);
}
}[/color]
Fui compilar através do “javac” pelo CMD e apareceu este erro:
C:\Program Files\Java>javac CPrincipal.java CPrincipal.java:3: error: error while writing CPrincipal: CPrincipal.class (Aces
so negado)
public class CPrincipal {
^
1 error
C:\Program Files\Java>
Pesquisei no forum e fiz tudo que estava ao meu alcance, no entanto continua o mesmo erro.
Por favor, podem me ajudar?
Mas ‘C:\Program Files\Java’ é o diretório onde o seu java tá instalado? Em caso positivo… sem chance… coloque seu CPrincipal.java em outro diretório. Ex: ‘C:\java’ e compile de novo. Existe o safe (seguraça) que o java não permite alterar (hackear) o próprio path onde ele está.
Pois vc tá recebendo acesso negado… porque o java não pode/quer criar o .class dentro desta pasta!
OK! Entendi! Vou colocar o diretório Java em C:\ e compilar tudo novamente. Tenho autorização sim! Sou o proprietário! Posso simplesmente recortar a pasta Java de onde está e colar em C:\ e alterar os endereços “PATH” e funciona?
Não não… você num entendeu…
Autorização do OS… tipo… o java não pode alterar a past ‘C:\windows\system32’ por o Windows não deixa. No seu caso… o próprio java não deixa deixa vc acessar a pasta de instalação do JAVA para evitar que o seu java seja hackeado…
É permissão de acesso que é concedida pelo OS… tem nada haver vc ser proprietário, adm da maquina ou não!
Calma só disse o que apareceu, no caso o Windows bloqueia a escrita nas pastas de programas(por isso o bloqueio), podia executar o CMD como o administrador e rodar (mas isso é gambiarra).