Erros Compilação IDE x Console

Boa noite, galera!

Duvidazinha básica…

Para um melhor aprendizado, decidi estudar e testar codigo Java por uma editorzinho Java que não compila nem me mostra os erros durante a programação.
Só vejo os erros de compilação lá no console usando “javac”.

Estava muito feliz com isso, e resolvi testar um erro no Eclipse (mandei rodar a app mesmo com o erro sendo mostrado do editor)…
As mensagens de erro de compilação estão diferentes… qual delas devo seguir? Por acaso isso(saber o MOTIVO e o ERRO) é importante para o certificado? Eu creio que sim…

Bem para esclarecer ai vai o q testei:

public static void main(String args[]){

short a = 10;
	char b = 15;
	char c = a + b;
}

No console o erro foi:

No Eclipse foi:

E ai?

[quote=renandpf]Boa noite, galera!

Duvidazinha básica…

Para um melhor aprendizado, decidi estudar e testar codigo Java por uma editorzinho Java que não compila nem me mostra os erros durante a programação.
Só vejo os erros de compilação lá no console usando “javac”.

Estava muito feliz com isso, e resolvi testar um erro no Eclipse (mandei rodar a app mesmo com o erro sendo mostrado do editor)…
As mensagens de erro de compilação estão diferentes… qual delas devo seguir? Por acaso isso(saber o MOTIVO e o ERRO) é importante para o certificado? Eu creio que sim…

Bem para esclarecer ai vai o q testei:

public static void main(String args[]){

short a = 10;
	char b = 15;
	char c = a + b;
}

No console o erro foi:

No Eclipse foi:

E ai?[/quote]
Se voce for ver eh o mesmo erro.
Nao pode converter int para char…

Dê uma segunda olhada na mensagem, você vai ver que o Eclipse não tentou compilar, e o erro que ele mostrou foi na execução; ele acusou

ou seja, “erro de compilação não-resolvido”. O erro que ele dá antes da compilação, no próprio editor, é o mesmo do javac (coloque o mouse sobre o sublinhado vermelho de erro e você vai ver a mensagem, ou vá na view Problems)

Isso C1.java:20: possible loss of precision é igual á isso Type mismatch: cannot convert from int to char

Porque se voce tentar colocar um inteiro de 32 bits em uma char de 16 bits “teoricamente” voce está perdendo 16 bits, o que (dependendo do numero) vai ocorrer uma perda na precisão.

E a mesma coisa que voce tentar colocar uma cueca M num cara que usa G, dependendo (da cueca) ate vai caber mas pode ocorrer de entrar rasgando tudo!!! UAhAUhAUh Deu para intender?

Bom, aquele assessor do deputado que escondeu o dinheiro na cueca deve ter feito um “cast” para poder caber aquela grana toda…