Escala no JFreeChart

4 respostas
fiaux

Estou com problemas no JFreeChart com relação ao eixo X. Se os valores do eixo X são grande, ou seja, se o eixo tiver que se estender muito, os valores acabam sobrepostos ou nem aparecem. Eu tenho um espaço limitado para a imagem do gráfico, mas percebi que se eu aumentar a imagem o problema não ocorre.
Tem alguma maneira de eu fazer com que apenas alguns valores do eixo X apareçam para não acontecer o problema? Ou alguém tem alguma solução para o problema?
Obrigado.

Exemplo onde fica bom, o eixo x tem valor 33:

Exemplo onde fica ruim, o eixo x tem valor 200:

4 Respostas

danieldestro

Limite os dados que entram no seu dataset.

fiaux

O eixo X é input de usuário. Existe um limite, mas eu não posso limitar só para que o gráfico funcione direito. Eu quero poder mexer no eixo X, quando ultrapassar um valor qualquer ele mostre o primeiro e o último valor.
Por exemplo, no caso de 200, poderia mostrar: 0, 25, 50, 100, 125, 150 e 200. Assim ele não sobrescreveria nenhum número, e o usuário ia poder ler o gráfico.

Ironlynx

Eu quero poder mexer no eixo X, quando ultrapassar um valor qualquer ele mostre o primeiro e o último valor.
Por exemplo, no caso de 200, poderia mostrar: 0, 25, 50, 100, 125, 150 e 200. Assim ele não sobrescreveria nenhum número, e o usuário ia poder ler o gráfico.

O problema são as limitações da visualização das barras!!!Eu já mexi com gráficos com 70,80 colunas, e foi um inferno.Considere aumentar o tamanho do seu gráfico(algo tipo 1900x1200) para melhor visualização, e inventar um “IntervalBarChart” para os valores que estrapolarem.

Se vc mostrar isso, vc poderia escolher só valores aproximados, pq se vc colocar 200 barras, vai sair zuado o gráfico.
Há limitações inerentes a própria visualização do gráfico e o David(David Gilbert, criador do JFreeChart) ainda não arrumou um modo de otimizar isso.

fiaux

A quem interessar, eu achei um patch para resolver esse problema. Value pela ajuda.
http://sourceforge.net/tracker/index.php?func=detail&aid=1585099&group_id=15494&atid=315494

Criado 14 de fevereiro de 2007
Ultima resposta 15 de fev. de 2007
Respostas 4
Participantes 3