[Esclarecido] Vale a pena começar um projeto usando swing?

32 respostas
Carlos_ds_jar

Bom dia.

Estou vendo que para inteface gráfica estão surgindo várias tecnologias e aparentemente bastante promissoras…
Nessa perspectiva gostaria de pedir uma opinião da galera mais experiente do fórum se vale a pena começar um novo projeto de interface grafica com swing?

32 Respostas

fabricioempresa

Cara não sou tão experiente assim mas defendo muito o uso do swing.

Tenho um projeto com swing e ele funciona bem direitinho.Uso o netbeans.

Valeu abraço

erico_kl

por que não valeria?

wagne23

Quais seriam outras opções para desktop?

Carlos_ds_jar

Tambem quero saber¹…

Tambem quero saber²…

Diabo_Loiro

claro que vale… swing é bom e o netbeans é uma excelente ide…

Marky.Vasconcelos

Po… eu gosto bastante do swing, não vejo motivos para não usa-lo.

L

Diabo Loiro:

é vero , mas o netbeans vem muita coisa suja por isso tem que prestar muita atenção, mas pra fazer telas execelente!

Anime

lokit"s:
Diabo Loiro:

é vero , mas o netbeans vem muita coisa suja por isso tem que prestar muita atenção, mas pra fazer telas execelente!

Não entendi sua observação…o que quer dizer com “suja”?

L

Anime:
lokit"s:
Diabo Loiro:

codigo ele muda muita coisa sem vc escrever nunca aconteceu com vc, pq tem gente que faz o projeto no netbeans depois qq exporta pro eclipse vem todo zuado!

Carlos_ds_jar

Anime:
lokit"s:
Diabo Loiro:

Eu acho que posso explicar…

O lokits quis dizer que tem muita coisa no netbeans que dá problema praticamente do nada, mas com paciencia ainda dá pra consertar por isso eu ainda uso o netbeans…

Anime

lokit"s:
Anime:
lokit"s:
Diabo Loiro:

codigo ele muda muita coisa sem vc escrever nunca aconteceu com vc, pq tem gente que faz o projeto no netbeans depois qq exporta pro eclipse vem todo zuado!

Sim ele gera alguns códigos,nunca exportei para o eclipse,mas não acho “sujo” o código gerado,e tem como moifica lo,muitos desconhece isso…
Vou fazer um teste,exportando,fiquei curiosa…

abs…

Marky.Vasconcelos

O Netbeans vomita um código pra montar as telas, por isso uso eclipse e faço o layout na mão.

Carlos_ds_jar

Eu particularmente não chamo o código gerado pelo netbeans de vomito, costumo chamá-lo de produtividade… 8)

Anime

O que acham do Genexus,então…

Carlos_ds_jar

Puxa vida, nunca usei…

Diabo_Loiro

cara tem 2 coisas antes de tu fazer um projeto… com swing

primeiro voce TEM que manjar pelo menos… do desgin pattern observer… o que são classes anonimas… o codigo que o netbeans gera é o mais padrão possivel…
eu também pensava que era lixo… mais a maioria das coisas faz sentido… so que tive que estudar… para entender isso.

e é bem produtivo… fazer telas na mão se for muito grande o projeto é pedreirar… vai levar o dobro do tempo… “o codigo bonito” tem que ser a arquitetura da aplicação… suas classes de negocio etc… usar mvc etc…

obs… genexus é tosco… d+ para noobs diferente de swing que é uma api java… voce pode usar outra awt,SWT,flex etc…

Anime

Sabia que Genexus causaria polemica,tive pouco contato com ele por isso não tem como eu dar uma opinião exata,mas conheço
quem usa e diz que é muito bom…

Carlos_ds_jar

Vou baixar esse tal de genexus agora pra eu ver…

J

Swing+SubstanceLookAndFeel. É tudo.

Carlos_ds_jar

Esse SubstanceLookAndFeel se integra ao netbeans?

peerless

fujaxus…

Carlos_ds_jar

fujaxus…
O que é fujaxus?

L

Carlos_ds_jar:
Bom dia.

Estou vendo que para inteface gráfica estão surgindo várias tecnologias e aparentemente bastante promissoras…
Nessa perspectiva gostaria de pedir uma opinião da galera mais experiente do fórum se vale a pena começar um novo projeto de interface grafica com swing?

Penso que a chave do sucesso de uma interface é identificar o que o usuário precisa

Se ele precisa de uma interface produtiva, com muito controle (check out, balcao de antendimento, telemaketingl… ) é swing sem dúvida. Até porque, há tipos de software que precisam de homologação (fiscal) e alguns tipo de homologação exigem que o software funcione desconectado.

Se ele precisa de uma interface que abra em qualquer lugar e rapidamente (GUJ, gmail, orkut) é tecnologia HTML based, tipo JSF e GWT( que por acaso, estou estudando… :wink:

Se ele precisa de um interface de encher os olhos, coisa lida, é na linha flex e javafx

Se precisa rodar e dispositivos móveis…

Por aí vai…

Abraços

J

Esse SubstanceLookAndFeel se integra ao netbeans?

Sim, para vc usar na sua aplicação basta adicionar ao seu classpath. Existe uma versão dele para deixar o netbeans com essa aparência, mas a ultima versão que ví funcionava só na 6.1 (acho), mas vc pode desenhar normalmente a aplicação pelo netbeans sem problemas que o substance funfa de boa.

Carlos_ds_jar

OK

paulofafism

Fujam do Genexus pelo amor de Deus

S

Querem desenvolver em swing como se tivesse usando Delphi ou VB, olhem para o Open Swing, estou usando ele em um projeto aqui e nunca vi nada igual para java. Vale a pena.

Anime

Deve ser util quando tem um projeto que precisa ser feito rapido.

Mas tira o gostinho do “desafio”… :wink:

viniciusalvess

Jigloo + Eclipse = Codigo limpo !

erico_kl

acho que nenhum plugin pra interface gráfica sempre gerará o melhor código possível, mas também uso o JiGloo no Eclipse e até hoje foi o melhor jeito de desenvolver JFrames com boa produtividade e mobilidade…
já usei o VE e o NetBeans e particularmente acho que o JiGloo deixa eles no chão em quase todos os aspectos…
mas claro, é uma opinião minha… não to dizendo que uma é melhor que outra… até porque gostos são gostos…

mas sou totalmente contra a utilização de plugins de interface gráfica para quem não entende o código gerado… muita gente faz views com plugin mas se precisar criar um botão sem ajuda gráfica não conseguem…

Carlos_ds_jar

Já comecei o projeto com swing mesmo!

W

Pessoal,

Na minha opinião, o Swing trata-se de uma ferramenta muito poderoso para desenvolvimento, eu não vejo motivo para deixar de utilizar este, eu mesmo utilizo na maioria dos meus projetos, porém cada vez mais esta em alta a utilização do web e mobilidade

Criado 3 de setembro de 2010
Ultima resposta 6 de set. de 2010
Respostas 32
Participantes 15