Escolha de notebook

Na procura de notebook encontrei a linha ideapad 3i. O modelo em específico é o i5 102010U com 8gb RAM e 256gb SSD windows 11 está por 3684 nas americanas e também o mesmo modelo (mesmas configurações exceto processador e sistema) com ryzen 5 e sistema linux por 3200. (Não tenho experiência com o linux)
Vocês acham que compensa qual deles? Comprar o linux e trocar o sistema operacional vale a pena?

Eu manteria o linux =D

Para essas configurações, seria bom saber o modelo dos 2 processadores (para saber a geração, clock, etc), pq o resto deve ser semelhante (pq vc não informou HD e memória do note que vem com linux).

De qualquer forma, depende para o que vc irá usar o computador. Como o fórum é mais voltado para tecnologia, mais precisamente desenvolvimento de sistemas, imagino que vc queira realmente desenvolver usando esse laptop. Mas teria que ver o que vc quer exatamente fazer: frontend, backend, mobile?

Sendo que, desses 3, mobile provavelmente iria exigir mais do que 8gb de memória para poder trabalhar com tranquilidade. E depende também das ferramentas que pretende usar.

Eu diria que, para desenvolvimento, no mínimo 16GB de RAM, particularmente trabalho com 32GB.

Pois eh. Hoje tah brabo demais. Dependendo do que for, com 8gb jah fica difícil =/

1 curtida