Escolha para TCC

7 respostas
Z

Bom,
como já falado, vou tentar escrever o maximo de informações a respeito do que estou fazendo e quais sao as minhas ideias para isso.

Curso: Ciencia da Computação.
Fase: 8ª
Programação: Java. (Entendo algumas outras, aaa amo programar)
Campus: Unisul.
Duração: Nove fases (4 anos e meio).

Gostaria de ideias para meu tcc, pois tenho varias… mãs achei falhas no meiu delas…
Uma ideia seria um cartão com chip, que logo quando um Academico entrar na faculdade, automaticamente recebe a chamada (Via sat. ou “Pin-pad”)… porem, outro aluno poderá levar o cartao do mesmo… e nao quero utilizar de impressao digital para isso… (Muito usado)

Tambem gostaria de algo que foc ser usado em um futuro próximo, pois estou me formando para ser um Cientista. E gostaria que envolvesse programação (Não necessariamente java, até porque seria mais para c e c++). Meu curso foi para area de Automação, e portanto seria interessante fazer algo relacionado, ou então, Inteligencia artificil… mexendo com redes neurais mãs focado para medicina…

é isso, alguem poderia dar uma ideia?
Sera bem vinda qualquer tipo de ideia =)

Agradeco,
Zagaia.

7 Respostas

fsquadro

Zagaia,

Eu faria algo voltado para a área móvel, utilizando o J2ME. Que é algo que eu acredito que tem um futuro.

Outra coisa, cuidado com o que você vai fazer, veja bem o seu tempo, não vá criar um elefante branco, que depois não conseguirá implementar.

fmeyer

Se for em IA vc pode fazer algo baseado no drools :slight_smile: http://labs.jboss.com/jbossrules/

bandrade

Esses trabalhos de automação podem ficar na teoria ou tem que ter algo de concreto? Porque se vc for fazer essa paradinha dos cartões, é bom pensar no custo disso também.

Se você fizer algo que envolva apenas analise/modelagem de uma solução, seu custo vai a quase zero.

Você pode pensar nesse sistema de automação para integrar, redes de laboratorio com as catracas e o sistema academico… ao inves de cartão, você pode usar leitor de digitais, o custo deles caiu muito…

LPJava

bom… a ideia de fsquadro é uma boa mesmo… assim, vc tem q analisar o tempo que vc tem para fazer a coisa… e outra… lembre-se que o seu orientador vai ta toda hora mandando vc revisar isso aquilo entao… vai exigir mais tempo ainda… eu no seu caso ia buscar J2ME é um mercado que vem crescendo… e a estimativa é que até 2011 tenha media de 3 bilhoes de celulares por ai… e outra… muitas pessoas tem celular pro status… compra os ultimos lançamento pagando acima de 1 mil e qdo vai ver… ele nem usa os serviços do celular, as vezes por ser caro, outras por nao saber o que significa e como usar… ou o que foi desenvolvido nao é algo estimulante. Ai o comprou um celular tão caro e usa ele apenas para ligar e receber ligação, sendo que isso é o objetivo de qualquer aparelho desde aquele de 50,00 ao de 2 mil hehe…

Po gostei até do topico pode ser algo que ja ponho na pauta… para a meu TCC :smiley:
flw!

bernardo.rafael

Cara, verifique a área de Telemedicina…

você pode, com uma boa idéia, faxzer um software muito legal e de custo baixo ou alto (dpendendo do que você escolher)…

você fazer um sistema de diagnóstico com base em dados (redes neurais ou base de conhecimento) - que sairiia bem barato e dariam um baita aprendizado; ou fazer um software pra trabalhar com equipamentos de cardiologoa, tomografia (bastante API gráfica e de hardware) - que sairão um tanto mais caro…

Eduardo_Bregaida

Faz de JMe, escolhi IA e Java p/ implementação de um robo q troca fita de backup e ta osso de terminar e é algo simples, mas escreve pra caramba :smiley:

JMe quase ninguem faz e é mto legal, era minha segunda opção, deveria ter sido a primeira rs

T

Eu iria para RNAs… E Fui hehehe trabalhei mais de um ano com isso para meu TCC, se precisar de uma ajuda manda MP.

Criado 24 de julho de 2007
Ultima resposta 26 de jul. de 2007
Respostas 7
Participantes 8