Escolher empresa para trabalhar

Quando se tem que escolher entre uma empresa grande, que está no mercado há muito tempo mas que paga pouco e entre outra que é pequena, está no mercado há uns 5 anos mas que paga mais e tem um ambiente de trabalho melhor, o que vocês fazem?
O que se deve levar em conta na hora de decidir?

Letra B

Não porque paga mais, mas por causa do Ambiente… se o salário vem de brinde, ótimo…

Eu escolheria empresa pequena. Já fiz isso alguns anos atrás e não me arrependo. Empresa grande existe muita burocracia, e para você crescer é muito mais difícil do que em uma empresa pequena ou de médio porte.

Nada melhor que um bom ambiente de trabalho e uma empresa organizada.

É isso que imaginei, tô nesse impasse mas tô preferindo a empresa menor (apesar deles trabalharem com Php =P), pq acredito que as chances de crescer lá são maiores, apesar dos cargos mais altos da outra empresa terem uma remuneração maior.

Se a empresa maior trabalhar com uma liguagem masi rica como Java, C#,Ruby, eu optaria por ela, pois é mais vantagem vc adiquir experiencia em uma Liguagem como java por exemplo do que php.

;D

Eu sempre caio nessa pergunta quando começo a procurar empregos.

E sempre optei pelas empresas de pequeno porte, justamente por pagarem mais e por terem menos burocracia. Mas percebi que para um currículo ficar bacana às vezes a gente precisa passar pro grandes nomes.

Sempre que vou a uma entrevista me perguntam onde eu já trabalhei, e aí começam a fazer caras e bocas pq nunca ouviram falar das empresas pequenas. Atualmente aceitei trabalhar num projeto da IBM. Eu sempre recebia propostas da IBM mas o $$$ nunca era bom. Agora cheguei num consenso e acabei aceitando. A vantagem de estar aqui hoje é que algumas pessoas passam a te valorizar mais durante uma entrevista. É como se você fosse melhor pq trabalha num lugar maior, o que é mentira na realizadade, mas é praticado por muitas consultorias.

[]'s

[quote=Giulliano]Eu sempre caio nessa pergunta quando começo a procurar empregos.

E sempre optei pelas empresas de pequeno porte, justamente por pagarem mais e por terem menos burocracia. Mas percebi que para um currículo ficar bacana às vezes a gente precisa passar pro grandes nomes.

Sempre que vou a uma entrevista me perguntam onde eu já trabalhei, e aí começam a fazer caras e bocas pq nunca ouviram falar das empresas pequenas. Atualmente aceitei trabalhar num projeto da IBM. Eu sempre recebia propostas da IBM mas o $$$ nunca era bom. Agora cheguei num consenso e acabei aceitando. A vantagem de estar aqui hoje é que algumas pessoas passam a te valorizar mais durante uma entrevista. É como se você fosse melhor pq trabalha num lugar maior, o que é mentira na realizadade, mas é praticado por muitas consultorias.

[]'s[/quote]

Realmente esse ponto de vista é válido.

Uma empresa conhecida em ambito nacional ou internacional, sempre valoriza mais o seu curriculo.

Procure a que te ofere melhores possibilidades de carreira, não só maior salário. E nem sempre é a empresa maior, nesse caso:

  1. Qual delas deixa vc trabalhar com melhores tecnologias?
  2. Os funcionários da empresa menor tem reais possibilidade de crescimento ou é o papo de “se a empresa crescer, vc cresce junto”?
  3. A empresa menor paga os salários em dia? Ou já te pede esquemas estranhos de contratação?
  4. A empresa maior, é considerada de referência na sua região?
  5. A empresa maior oferece possibilidades de trabalho no exterior (como é o caso de muitas multinacionais)?
  6. Existem benefícios, além do salário, que as empresas oferecem? (geralmente as maiores oferecem mais benefícios);
  7. A infra-estrutura da empresa pequena é boa? E da maior?
  8. Como são os projetos nas empresas? Exigem horas extras constantes? Trabalhos aos sábados?

Cuidado também. As vezes o “pouco” da empresa maior é CLT, com benefícios. E o “muito” da empresa menor é contratação PJ, sem quase nenhum benefício. Faça as contas direito, ou esse valor extra vai te custar dinheiro.

Também é mais fácil conseguir emprego em outras empresas maiores, se você já tiver trabalhado numa empresa grande (o que o Giulliano falou realmente acontece).

Empresas pequenas geralmente compensam suas falhas no ambiente de trabalho: liberdade de horários, mais coleguismo. Mas tome cuidado, pq dependendo do quão pequena a empresa for, você terá que vestir a camisa em momentos de crise. Coisa que não é agradável para ninguém.

[quote=ViniGodoy]Procure a que te ofere melhores possibilidades de carreira, não só maior salário. E nem sempre é a empresa maior, nesse caso:
:shock:

  1. Qual delas deixa vc trabalhar com melhores tecnologias?
  2. Os funcionários da empresa menor tem reais possibilidade de crescimento ou é o papo de “se a empresa crescer, vc cresce junto”?
  3. A empresa menor paga os salários em dia? Ou já te pede esquemas estranhos de contratação?
  4. A empresa maior, é considerada de referência na sua região?
  5. A empresa maior oferece possibilidades de trabalho no exterior (como é o caso de muitas multinacionais)?
  6. Existem benefícios, além do salário, que as empresas oferecem? (geralmente as maiores oferecem mais benefícios);
  7. A infra-estrutura da empresa pequena é boa? E da maior?
  8. Como são os projetos nas empresas? Exigem horas extras constantes? Trabalhos aos sábados?

Cuidado também. As vezes o “pouco” da empresa maior é CLT, com benefícios. E o “muito” da empresa menor é contratação PJ, sem quase nenhum benefício. Faça as contas direito, ou esse valor extra vai te custar dinheiro.

Também é mais fácil conseguir emprego em outras empresas maiores, se você já tiver trabalhado numa empresa grande (o que o Giulliano falou realmente acontece).[/quote]

Muito bom isso que você falou, realmente é um caso a se pensar, vou ter que analisar todos os prós e contras das duas antes de me decidir, até porque nunca trabalhei em uma empresa de referência, e essa de grande porte é uma multinacional, o que me fez ficar com essa dúvida.