Esconder Html para o cliente não editar

e ai pessoal, blz?

to com uma demanda aqui… pensei em algumas soluções, na verdade duas, mas para não influenciar vou deixar pra depois…

a bronca é a seguinte, tem um documento que é exibido em html, nele tem uma data… ai, o que acontece… a galerinha copia o html e altera a data pra ser atendido mais rapidamente…

eu queria uma forma de não disponibilizar o html pra cópia…

alguem sugere?

[]´s

Humberto Lima

mas vc nao quer que edite na tela ou que nao edita na “impressao”?
se for na tela, nao apresente a data ou apenas como texto comum

sobre a impressao
que linguagem vc esta usando?
java mesmo?
se for, da uma procurada no tutorial, tem um que explica como gerar PDF
isso pode te ajudar se for o problema da impressao

eu nao entendi direito a pergunta, mas acho que é isso
t+
abs

Resposta:

Impossível.

Dá pra dificultar a vida da pessoa, como travar clique do mouse via javascript. Melhor ainda é gerar o PDF, mas não é impossível de ser editado. Em suma, passar por cima de um sistema desses é fácil.

Melhor seria se essa solicitação fosse gravada no servidor, e quando a pessoa fosse lá ser atendida, o funcionário checaria os dados no sistema, liberando ou não a pessoa p/ ser atendida.

Tem que considerar os custo/benefício dessas alternativas.

Crie um novo identificador para o sistema que não se baseie em data.

E como disseram anteriormente, a parte do cliente é apenas para constar, pois o atendente deve sempre verificar o numero do protocolo.

pessoal, valeu pelas respostas…

como eu havia dito eu tinha pensado em duas soluções… a 1ª seria bloquear o click do mouse, ou seja, muito simples, so iria funcionar se o cliente fosse muito besta mesmo ( para maioria dos casos não se aplica)…
a 2ª seria fazer uma chamada assincrona e mandar para o javascript escrever na tela… o html seria algo do tipo:

document.write(metodoAssincrono('visualizaDocumento', parametros));

será q funfa?

obs. desculpem se o javascript tem algum erro, nunca fui bom nisso…

[]´s

Humberto Lima

A maioria do pessoal edita copiando o código-fonte da página, e esse código-fonte não recebe atualizações, como, por exemplo, aquelas feitas com inserções no DOM via Javascript por técnicas AJAX.

Mesmo no Firefox, você só consegue ver a página de verdade usando o Firebug ou outros navegadores de DOM.

Ou seja, AJAX p/ montar a página funcionaria bem, mas acho que você estaria arranajando o motivo errado de usar ele na sua página.