Galera oque escopo?? vejo isso direto, ateh em perguntas e nunk sei oque eh…sera q alguem pode clariar a minha mente?
Escopo
5 Respostas
ola, escopo eh o campo onde uma variavel vale. nao sei se estou confundindo os conceitos, mas é o que define o tempo de vida de uma variavel:
public class Teste {
int v1;
public void metodo() {
int v2;
//pode usar v1 aqui
}//v2 so vale dentro desse metodo
{
int v3;
//pode usar v1 aqui
} //v3 so vale dentro desse bloco
}//aqui acaba o escopo de v1
class Teste2 {
//v1 nao existe mais aqui
}
nao sei se fui muito claro, mas uma variavel pode ser usada em qualquer lugar dentro do escopo dela, ou seja, ate onde o bloco (que sao as chaves “{ }”) acabar e em quelaquer bloco interno a este.
espero ter ajudado
po…se ajudo…e bastante…eh que eu estou estudando para prestar o SCJP…Brigadao…
Mais certeza que eh isso?
sim, escopo de uma variavel eu tenho certeza que eh isso, a minha duvida eh sobre o termo “tempo de vida” que eu mencionei…nao sei se ele significa o tempo que uma variavel existe (ate acabar a execucao do codigo dentro do bloco) ou se eh algo que tem a ver com o garbage collector ver que nao vai precisar mais da variavel e finalizar ela…essa eh minha duvida.
mas quanto a escopo, pode ficar tranquilo, tenho certeza que eh aquilo…pode consultar num livro para iniciantes em programacao que todo ele deve falar sobre escopo.
flw
hehehe vlws msm em cara…nao vou consultar nao , pois confio em voce…vlws
Cara,
consulta o livro sim, pois tem mais coisa, vc tem escopo local(Para variaveis locais) Escopo global(Para variaveis globais)!
Aprendi isso numa materia da Facu e ainda tem muito mais sobre escopo!
Em linguagens dinamicamente tipadas o escopo possui um comportamento,em linguagens estaticamente tipadas possui outro!
Estuda pra vc fixar esses conceitos e pra ir melhor no SCJP!!