Escopo

5 respostas
S

Galera oque escopo?? vejo isso direto, ateh em perguntas e nunk sei oque eh…sera q alguem pode clariar a minha mente?

5 Respostas

J

ola, escopo eh o campo onde uma variavel vale. nao sei se estou confundindo os conceitos, mas é o que define o tempo de vida de uma variavel:

public class Teste {
   int v1;

public void metodo() {
   int v2;
   //pode usar v1 aqui
}//v2 so vale dentro desse metodo

{
   int v3;
   //pode usar v1 aqui
} //v3 so vale dentro desse bloco

}//aqui acaba o escopo de v1

class Teste2 {
   //v1 nao existe mais aqui
}

nao sei se fui muito claro, mas uma variavel pode ser usada em qualquer lugar dentro do escopo dela, ou seja, ate onde o bloco (que sao as chaves “{ }”) acabar e em quelaquer bloco interno a este.

espero ter ajudado

S

po…se ajudo…e bastante…eh que eu estou estudando para prestar o SCJP…Brigadao…

Mais certeza que eh isso?

J

sim, escopo de uma variavel eu tenho certeza que eh isso, a minha duvida eh sobre o termo “tempo de vida” que eu mencionei…nao sei se ele significa o tempo que uma variavel existe (ate acabar a execucao do codigo dentro do bloco) ou se eh algo que tem a ver com o garbage collector ver que nao vai precisar mais da variavel e finalizar ela…essa eh minha duvida.

mas quanto a escopo, pode ficar tranquilo, tenho certeza que eh aquilo…pode consultar num livro para iniciantes em programacao que todo ele deve falar sobre escopo.

flw

S

hehehe vlws msm em cara…nao vou consultar nao , pois confio em voce…vlws

A

Cara,
consulta o livro sim, pois tem mais coisa, vc tem escopo local(Para variaveis locais) Escopo global(Para variaveis globais)!
Aprendi isso numa materia da Facu e ainda tem muito mais sobre escopo!
Em linguagens dinamicamente tipadas o escopo possui um comportamento,em linguagens estaticamente tipadas possui outro!
Estuda pra vc fixar esses conceitos e pra ir melhor no SCJP!!

Criado 2 de junho de 2005
Ultima resposta 3 de jun. de 2005
Respostas 5
Participantes 3