Escopos em JSF 2.0

6 respostas
R

Olá Pessoal.

Gostaria de tirar algumas dúvidas em relação aos escopos. Todos os tutoriais que leio apresenta os MenagedBeans no escopo de Sessão(@sessionScoped). Como iniciante neste framework, verifiquei que isso é útil quando, quando vai ser preciso usar estas informações em uma outra tela, por exemplo. Tipo: Eu tenho um listagem e a partir dela tenho uma opção para editar ou remover aquele registro. No entanto existem muitos tutoriais que não aconselham manter os MBs no escopo de sessão visto que geram um consumo muito grande de recursos do servidor, se o usuario permanecer por muito tempo com a sessão ativa. Por outro lado, se eu colocar no escopo de requisição, não vou poder editar ou remover o registro na tela de lista, haja vista que os dados já terão si perdido no MB.

Dessa forma gostaria de saber qual seriam a melhor forma de trabalhar para contornar esses problemas?

Como você tratam essa questão nos projetos de voçês?

Desde já agradeço a colaboração.

6 Respostas

Hebert_Coelho

Cara, eu tento o máximo possível utilizar RequestScope. Você tem um trabalho a mais de ter que buscar registros mais constantes no banco, mas se você tiver muitos usuários, não terá esse problema.

Existe agora o ViewScoped que funciona quase que como um “mini-session”. Ele armazena o seu registro enquanto a tela ainda estiver ativa.

Mr.style

Procure em bancas esta revista…

vai te ajudar nisto tudo.

leonardobhbr

Evite usar sessionScoped use Request ou View

FernandoFranzini

A melhor forma é vc entender:

1. Ciclo de vida dos escopos
  2. O caso de uso a ser implementado
  3. Decidir qual escopo se encaixa melhor.
    Não existe tal afirmação que o escopo A é melhor que o B. Cada um serve para um fim…oq pode acontecer é que pela falta de compreensão, vc ta usando um escopo “não-adequado” para seu caso. E é ai que começa as dores de cabeça sem necessidade…É legar começar estudando por tutoriais por ai…mas não fique só nesse raso…

Acho que vc deveria ler um bom livro de JSF que 80% da suas duvidas são resolvidas - http://www.amazon.com/Core-JavaServer-Faces-David-Geary/dp/[telefone removido]

Hebert_Coelho

Eu li esse livro e é muito bom. Recomendo. [=

R

Olá pessoal.

Muito obrigado por terem respondido este tópico. Continuarei estudando e também irei adquirir o livro que vocês me sugeriram.

Mais um vez Obrigado.

Abraço a todos.

Criado 29 de novembro de 2011
Ultima resposta 29 de nov. de 2011
Respostas 6
Participantes 5