Bem pessoal !!!
No momento estou aprendendo a desenvolver em Java , mas me aventurei em outras linguagens , exemplo:
Arquivo de lot *.Bat
Calma…Calma…eu sei que não é uma linguagem , mas foi a partir daqui que começei a mim interessar pela area de Desenvolvimento , gostava de fazer aqueles menus de inicialização do MS-DOS que a gente configurava nos arquivos Config.sys e Autoexec.bat)
QBasic
Depois de mexer com arquivos *.bat descobrir esse tal de Qbasic que vinha junto com o Ms-DOS 6.22 , cheguei a fazer alguns joguinhos simples utilizando caracteres ASCII.
Turbo Pascal
Mas uma linguagem que brinquei um poucos tambem fiz alguns joguinhos usando caracteres ASCII.
Visual Basic 3.0 (funcionava no Windows 3.11)
Cheguei brincar um pouco com essa linguagem cheguei a fazer alguns joguinhos simples.
C
Depois que começei a aprender a usar o Linux , comecei a fuçar com linguagem C , fiz um joguinho simples e a mais algumas pequenas aplicações em modo texto utilizando a biblioteca ncurses.
Assembler
Apenas uma vaga noção , na epoca em que procurava saber mais sobre como funcionava os sistemas operacionais , consegui fazer um boot loader seguindo os tutoriais do http://www.numaboa.com.br/.
Shell Script
Achei interessante também o desenvolvimento de shell scripts , cheguei a automatizar algumas tarefas no meu trabalho no HP-Unix.
TCL
Facil de aprender , pena que não é quase utilizada (pelo menos no Brasil).
Foi a primeira das anteriores que consegui fazer aplicativos GUI (janelas , botões e afins…)
Cheguei tambem a fazer algumas coisinhas no meu trabalho com ela.
Java
Aqui estou atualmente.
Acredito que a diversidade de conhecimentos é muito bom , pois acredito que para cada tipo de aplicação temos uma linguagem que faz melhor a tarefa.
Exemplo , se vc quer uma aplicação que a portabilidade entre plataformas é fundamental recomendo Java , aplicativos simples e rapidos de serem desenvolvidos mas não irar crescer muito utilizaria TCL , automatizar tarefas do servidor use shell script , deseja alto desempenho e onde a portabilidade não seja importante use C ou C++ , drivers de dispositivos (impresoras , scanner , ou qualquer outra coisa) utilize assembly.
Quanto mais “fluência” vc tiver em diversas linguagens melhor será na implementação em diferentes situações.
Essa foi apenas a minha opinião :thumbup: